Como o Calor Afeta seu Sistema Vascular. As mudanças climáticas e o aumento da temperatura são capazes de modificar diversos sistemas no organismo humano. A mais conhecida é a alteração na circulação sanguínea que pode provocar sensação de cansaço, dores e inchaço na região dos membros inferiores.
Dados coletados pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) revelam que esse tipo de condição chega a ter um incidência de 20 a 30% maior em épocas quentes do que naquelas mais frias. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como o calor afeta seu sistema circulatório.
O sistema vascular, também conhecido como circulatório, é o conjunto de vasos capilares, veias e artérias responsáveis pelo fornecimento de nutrientes e oxigênio para todas as células que compõem o organismo de uma pessoa por meio do sangue. Além disso, também atua na remoção de resíduos e evitam que eles se acumulem.
Esse sistema garante o bom funcionamento do corpo humano, por isso, quando é afetado por algum problema como aneurismas, aterosclerose e varizes, pode prejudicar não só a ele, mas ao organismo como um todo.
Quando os dias apresentam uma temperatura mais elevada, os vasos sanguíneos tendem a apresentar uma expansão significativa. Com isso, a quantidade de fluxo sanguíneo que desce até as pernas passa a ser maior do que aquela que volta para o coração.
Quando esse desequilíbrio acontece, é possível que homens e mulheres de qualquer idade venham a se queixar de alguns incômodos como o aparecimento de varizes e a sensação de peso e cansaço nas pernas.
Os problemas circulatórios podem colocar em risco a vida de uma pessoa, por isso, conhecê-los é fundamental para saber identificá-los e buscar ajuda profissional. De acordo com a SBACV, problemas circulatórios podem ter origens arteriais, venosas e linfáticas. Confira a seguir as principais:
A má circulação é caracterizada pelo mau funcionamento de irrigação sanguínea. Com isso, algumas partes do corpo humano podem ficar sem receber fluxo de sangue e outras contam com o excesso de sangue nas veias.
O mau funcionamento do sistema vascular pode gerar quadros de inchaço, dores, e sensação de cansaço e queimação na região das pernas, canelas e panturrilhas ao caminhar e principalmente quando o fim do dia se aproxima.
Além dos problemas físicos, o paciente pode experimentar alterações estéticas e visuais com o surgimento de varizes e vasinhos na região dos membros inferiores.
Uma das principais maneiras de manter a sua saúde circulatória em dia, mesmo em climas quentes e épocas de calor, é manter-se frequentemente hidratado com água. A ingestão de outras substâncias como refrigerantes e bebidas alcoólicas podem interferir na hidratação. No caso da última, age com um efeito diurético, o que pode gerar quadros de desidratação.
Além disso, evitar o consumo de alimentos gordurosos e pesados, diminuir a quantidade de ingestão de sal, utilizar roupas mais largas e com elasticidade podem ajudar seu sistema vascular a funcionar com mais facilidade. A realização de check ups médicos frequentes com seu médico vascular de confiança também poderá ajudar a prevenir doenças vasculares.