Sangramentos, principalmente na região das pernas, são geralmente associados a machucados externos. No entanto, se você tem varizes, pode presenciar algum momento onde a veia estoura e gera um sangramento local. A varicorragia é o termo utilizado para definir um sangramento contínuo no exterior de uma veia nodosa, conhecida popularmente como varizes.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a condição e como proceder caso ocorra com você.
Varizes é o nome dado a veias nodosas ou dilatadas que se originam devido a alta pressão do fluxo sanguíneo no interior dos vasos. Comumente encontradas nos membros inferiores como pés, tornozelos e coxas, a condição é capaz de mudar completamente a aparência da região, podendo ficar mais escura e gerar desconfortos visuais.
Com o avanço dos estágios, as varizes podem começar a desencadear alguns problemas como a presença de inchaço e dores nas penas, bem como o surgimento de úlceras, feridas abertas de difícil cicatrização na região.
Chamamos de varicorragia os episódios onde ocorre um sangramento decorrente de uma variz estourada. A condição geralmente aparece em veias superficiais e dilatadas que tendem a ser mais sensíveis.
Protegidas por uma fina camada de pele, não é preciso muito esforço para que o sangramento aconteça, sendo gerado até pelo menor atrito possível.
Pensando nisso, pessoas que possuem varizes devem buscar ajuda de um médico vascular de confiança para obter mais informações sobre o seu quadro em específico, assim como uma orientação sobre como proceder em casos de varicorragia e também como evitá-la.
Quando uma pessoa percebe uma variz estourada, muitas vezes se assusta com o resultado. No entanto, agir rápido é ideal para estancar o sangramento e evitar riscos de complicações, como hemorragias.
Para isso, o paciente deve comprimir a região afetada com gaze ou algum outro meio, preferencialmente limpo ou estéril, por aproximadamente 5 minutos. Esse procedimento pode ser realizado com a pessoa deitada no chão com as pernas erguidas com pelo menos 40 graus em relação ao tórax.
Após conter o sangramento, o paciente deve procurar ajuda especializada em hospitais ou centros médicos habilitados para que o devido tratamento seja realizado, diminuindo assim as chances de complicações fatais.
O primeiro passo para evitar quadros de varicorragia é evitando o surgimento das varizes. Para isso, você deve mudar alguns hábitos que interfiram diretamente na circulação sanguínea e tônus muscular, por exemplo:
Se mesmo assim você perceber o surgimento de varizes na região dos membros inferiores, é recomendado buscar a ajuda de um médico vascular de sua confiança para conversar sobre as possibilidades de tratamento. Além disso, checkups regulares podem fazer diferença quando o assunto é sua saúde vascular.