Varizes Podem Doer? Apesar de serem ligadas ao desconforto estético, muitas pessoas ainda acreditam que as varizes podem doer. Geralmente, pacientes que possuem esse tipo de dilatação dos vasos podem se queixar de cansaço nas pernas, inchaço, cãibras e dor.
Quando não tratadas adequadamente, as varizes podem evoluir para quadros mais graves, prejudicando a saúde do paciente. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre quando as varizes podem doer.
Variz é o nome dado a condição que provoca a dilatação e tortuosidade das veias devido a alta pressão sanguínea que passa no interior dos vasos. Apesar de poder ser encontrada em várias partes do corpo, a incidência das varizes é mais frequente na região das coxas e pernas.
Pessoas que possuem varizes podem apresentar veias saltadas e aparentes, pele escurecida, ressecamento do local afetado, coceira, inchaço e outros tipos de sintoma. Quando estão em estágios clínicos mais graves, as varizes podem originar até mesmo úlceras, feridas de difícil cicatrização.
Existem muitas pessoas que buscam saber se de fato as varizes doem. A resposta é sim! Dependendo do estágio em que se encontra, as varizes podem sim doer e causar algum tipo de desconforto.
Nesses casos, a busca por um médico angiologista de sua confiança é fundamental para evitar a progressão das varizes e consequentemente o aparecimento de outras doenças que afetam a boa circulação sanguínea.
As varizes podem ser divididas em cinco estágios clínicos. Cada um deles é representado por uma mudança na forma com que o organismo interage com o aumento da pressão no interior das veias, confira:
Atualmente existem diversas técnicas diferentes que promovem o tratamento das regiões com varizes. Após ser diagnosticada corretamente, o médico responsável pelo caso poderá definir o meio de terapêutica mais adequado para cada caso, variando entre procedimentos cirúrgicos para a remoção da veia afetada ou aqueles chamados minimamente invasivos, que tratam a variz por meio de laser ou aplicação de substâncias especiais.
Confira a seguir as principais opções para o tratamento das varizes:
A escolha do tratamento ideal deve levar em consideração o estágio da variz, a condição de saúde geral do paciente e a existência de comorbidades. Você junto a seu médico definirão quais opção são ou não viáveis para serem realizadas.
Se você deseja prevenir o surgimento de novas varizes é preciso mudar alguns hábitos diários como por exemplo manter uma rotina de exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada, cuidar do seu peso, manter-se em movimento sempre que possível e realizar pequenos exercícios que estimulem o fluxo sanguíneo principalmente nas pernas, evitar o uso de saltos e roupas muito apertadas por um longo período de tempo.
Se você notar o aparecimento de varizes recentemente em qualquer lugar do corpo, não deixe de manter um acompanhamento com um médico angiologista de sua confiança para evitar a progressão dos estágios.