Laser no Tratamento de Vasinhos e Varizes. O aparecimento de varizes e vasinhos principalmente na região das pernas pode afetar a autoestima de diversos pacientes, em especialmente do sexo feminino. Desencadeado por diversos motivos diferentes essa condição pode e deve ser tratada com auxílio de um médico angiologista.
Atualmente existem diversas técnicas utilizadas para quem deseja eliminar varizes e vasinhos aparentes. Entre elas, podemos citar as que envolvem o uso de lasers. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o avanço da tecnologia a laser no tratamento de vasinhos e varizes.
As varizes e vasinhos que geralmente aparecem na região dos membros inferiores nada mais são do que a dilatações e tortuosidades das veias.
Causados pela alta pressão do fluxo sanguíneo no interior das veias e vasos, esse tipo de problema pode ser identificado a olho nu, uma vez que muda completamente a aparência da região afetada.
Com os avanços na área vascular novos tratamentos minimamente invasivos para varizes e vasinhos começaram a surgir dentro dos consultórios, permitindo assim que os pacientes pudessem recuperar sua autoestima e se livrar de alguns sintomas.
Geralmente, os tratamentos são indicados quando o paciente apresenta além de queixas estéticas sintomas como dores, cansaço, sensação de peso, inchaço.
Esse tipo de tratamento, considerado minimamente invasivo, utiliza feixes de luz durante sua aplicação que é realizada por meio de um aparelho a laser e atinge a parte superficial da pele e direciona as ondas para as veias doentes que precisam de tratamento.
Esse aparelho faz com que as paredes das veias nodosas sejam completamente danificadas por conta do calor, forçando assim o fechamento dessas veias. Após serem destruídas, as veias doentes atingidas pelo laser se fecham e é reabsorvida pelo organismo naturalmente após o procedimento.
Assim como em outros procedimentos médicos existe a possibilidade do paciente apresentar quadros de efeitos colaterais que variam de vermelhidão no local da aplicação a laser, dor ou desconforto, edema, pequenos hematomas até mesmo a mudanças na sensibilidade e coloração da pele.
É importante ressaltar que esses efeitos colaterais são geralmente temporários e nem todo o paciente em tratamento irá desenvolvê-los.
O tratamento a laser para varizes e vasinhos é indicado quando o paciente deseja eliminar veias de pequeno e médio calibre que estejam causando algum tipo de desconforto e que afetem direta ou indiretamente seu dia-a-dia.
Geralmente, os resultados desse tratamento podem ser percebidos gradativamente a cada sessão, que costumam ocorrer uma vez por mês. Alguns pacientes podem completar o ciclo de tratamento em 3 meses, já outros completam em 6 meses, isso porque cada organismo responde de um jeito diferente a aplicação.
O número de sessão também pode variar de acordo com a quantidade de varizes de cada pessoa e sua profundidade. Para saber mais sobre esse e outros tipos de tratamento disponíveis para eliminar as varizes e vasinhos não deixe de consultar seu médico angiologista de confiança.