Aneurismas da Aorta. O aneurisma é uma condição vascular caracterizada pela dilatação ou enfraquecimento das paredes de uma artéria. Esse tipo de problema pode ocorrer em diversas partes do corpo, por isso, podemos dizer que possui mais de um tipo.
Apesar de ser considerada uma condição grave, o aneurisma pode ser tratado adequadamente quando há um diagnóstico precoce. Continue a leitura deste artigo para Conhecer os Tipos de Aneurismas da Aorta e a Importância do Tratamento Adequado.
O aneurisma é conhecido por ser uma dilatação anormal na parede de qualquer artéria presente no organismo humano, muitas vezes devido ao enfraquecimento dessas regiões.
Em alguns casos essa dilatação pode se manter assintomática por vários anos, já em outros o paciente pode se queixar de uma série de sintomas que podem variar de acordo com o local afetado.
Qualquer artéria pode sofrer dilatação mas os três tipos mais comuns de aneurisma são aneurisma cerebral, aneurisma de aorta-abdominal e aneurisma de aorta torácica. Os dois últimos casos referem-se ao surgimento do aneurisma na aorta, a maior artéria presente no corpo.
Alguns dos sintomas que podem acometer um paciente em cada um dos tipos de aneurisma são:
Apesar de não serem totalmente conhecidas, as causas dos aneurismas podem estar relacionadas a condições que provocam a fragilidade ou enfraquecimento das paredes arteriais, como por exemplo:
Alguns dos fatores de risco para essa condição são ser do sexo masculio, ter mais de 65 anos, possuir comorbidades como lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, espondilite anquilosante ou sarcoidose.
O tratamento de um aneurisma é de extrema importância, ainda mais quando diagnosticado precocemente. Isso porque quando há uma ruptura o paciente pode desenvolver complicações graves e até mesmo perder a vida.
Existem duas vertentes no tratamento de um aneurisma, sendo elas a clínica e a cirúrgica. A escolha do método vai depender da localização e tamanho do aneurisma, bem como da saúde geral do paciente.
São utilizados caso o aneurisma tenha um diâmetro considerado pequeno. Assim, o médico fará um acompanhamento para controle de fatores de risco, avaliando a evolução da doença a cada 6 ou 12 meses.
Os médicos utilizam meios cirúrgicos quando o aneurisma tem maior diâmetro e possuem um crescimento progressivo e que apresenta algum tipo de sintoma que atrapalhe o dia-a-dia do paciente.
Essa cirurgia é feita por meio de uma técnica convencional (aberta) ou endovascular (minimamente invasiva) para implantação de uma endoprótese ou para clipagem da artéria. Se você deseja saber mais sobre a cirurgia de aneurisma da aorta abdominal, clique aqui.