Como Descubro se Tenho Varizes. Apesar de na maioria das vezes serem fáceis de identificar, muitas pessoas ainda se perguntam como descobrir se possuem – ou não – varizes. Essa condição pode afetar tanto pacientes do sexo feminino quanto masculino, apesar de não ser muito comum esse ultimo grupo procurar ajuda médica para tratar as varizes.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como descobrir se você tem varizes e quais são as opções de tratamento disponíveis para eliminar essa condição.
Também conhecidas como veias varicosas, as varizes nada mais são do que a dilatação e tortuosidade presentes em algumas veias superficiais presentes no organismo humano. Originadas a partir da alta pressão sanguínea no interior das veias, essa condição pode ser observada mais frequentemente na região das pernas, tornozelos e pés, mas nada impede de encontrá-las em outras partes do corpo.
Apesar das varizes serem mais associadas a pacientes do sexo feminino e com mais de 45 anos, a condição pode afetar homens e mulheres em qualquer idade, até mesmo na adolescência.
Em muitos casos, as varizes são capazes de mudar completamente a aparência da região afetada, com isso, é fácil identificar se você tem a condição. Se você notar um certo escurecimento no tom da sua pele em determinadas partes, bem como a aparição de veias mais arroxeadas e avermelhadas, podendo estar – ou não – em alto relevo provavelmente você está sofrendo com quadro de varizes.
Além disso, se você apresentar problemas físicos como a presença de dor, inchaço ou surgimento de úlceras e feridas de difícil cicatrização, uma avaliação vascular se faz necessária.
Existem por aí diversos cosméticos que prometem acabar com as varizes. No entanto, a forma mais segura e eficaz de tratar a condição e evitar novos focos de varizes é procurando a ajuda de médicos angiologistas especializados que utilizarão de procedimentos minimamente invasivos para ajudar a tratar e combater tanto as varizes reticulares como as telangiectasias.
Entre os meios de tratamento mais utilizados e estão disponíveis no Brasil, podemos citar:
Cada uma dessas abordagens pode ser indicada de acordo com o tamanho e diâmetro das varizes, bem como sua localização superficial ou profunda. Além disso, o médico avaliará outros aspectos envolvendo a saúde do paciente e os prós e contras de cada um dos métodos de tratamento existentes.
Tratar quadros de varizes para muitas pessoas pode ser apenas uma correção estética. Já para outras pode ser uma melhoria na saúde do sistema circulatório em geral. Isso porque, quando você desenvolve quadros de varizes, significa que seu sistema venoso está encontrando dificuldades para levar o fluxo sanguíneo de volta ao coração.
Investigar a origem dessas varizes e se há a presença de outras condições que enfraquecem as paredes das veias ou comprometem o bom funcionamento das válvulas nervosas pode ajudar a evitar novos quadros, principalmente se você possui fatores de risco como gravidez, obesidade, idade avançada, histórico de trombose venosa profunda, estilo de vida sedentário, predisposição genética ou permaneça em um trabalho em que passe várias horas sentado ou em pé.