A angioplastia com stent é um procedimento vascular que tem como principal intuito desobstruir as veias e artérias, ajudando na regulação do fluxo sanguíneo. Pacientes que passam por esse tipo de cirurgia devem seguir alguns Cuidados Pós-Operatórios da Angioplastia com Stent, para que os resultados sejam positivos.
Continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre os cuidados essenciais durante o Pós-Operatório da Angioplastia com Stent.
A angioplastia nada mais é do que um procedimento médico considerado minimamente invasivo que auxilia na abertura de artérias estreitadas ou bloqueadas, geralmente, devido a condições como a aterosclerose.
Durante a cirurgia, um balão é inflado na área estreita da artéria para restaurar o fluxo sanguíneo e um stent é colocado no local para manter a abertura das vias, assim, novas obstruções são evitadas.
Os chamados stents são pequenos dispositivos fabricados em metal ou ligas metálicas que possuem um formato tubular e são capazes de se expandir no interior dos canais, ductos e vasos sanguíneos onde são inseridos.
Assim como ocorre na maioria dos procedimentos médicos, os pacientes que realizam uma angioplastia com stent precisam tomar alguns cuidados durante o pós-operatório para que os resultados do procedimento sejam os melhores possíveis. Alguns desses cuidados envolvem:
Após passar o período de recuperação no hospital e voltar para casa, o paciente ainda deve ficar em repouso, descansar e evitar atividades físicas extenuantes pelo tempo estipulado pelo médico responsável.
É provável que seu médico tenha receitado alguns medicamentos para serem tomados nos primeiros meses. Seguir a prescrição é essencial para prevenir a formação de coágulos sanguíneos dentro do stent.
Após realizar o procedimento, tenha em mente que você deverá evitar algumas coisas simples que faziam parte da sua rotina pelo menos por alguns dias. Nas primeiras 24 horas é recomendado evitar subir escadas e também dirigir. Já nas primeiras semanas, o ideal é não carregar peso e não fazer muito esforço.
Manter hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, beber muito líquido, parar de fumar e realizar atividades físicas após a liberação do seu médico, pode ajudar a manter uma boa saúde cardiovascular.
Esteja atento a sintomas como dor no peito, falta de ar, fadiga excessiva, inchaço nas pernas ou sinais de infecção na área do procedimento. Caso você experimente algum desses sintomas, entre em contato imediatamente com seu médico de confiança.
Caso não haja maiores intercorrências, crie o hábito de realizar check-ups de acompanhamento, ou seja, consultas regulares onde alguns exames podem ser solicitados para avaliar sua saúde.
Lembre-se que as orientações pós-operatórias podem variar dependendo de sua condição de saúde específica e do tipo de stent colocado. Qualquer dúvida, consulte seu médico ou marque agora uma consulta.