Aplicação para Varizes. Para muitas pessoas as varizes são um grande problema estético, já para outras são encaradas como um problema físico uma vez que podem ser capazes de causar dores e certo desconforto. O fato é que nem todos sabem, mas já existem procedimentos capazes de atuar tanto na parte física quanto na parte estética das varizes.
Continue a leitura deste artigo e conheça melhor sobre a aplicação para varizes, como é feita, quando é indicada e quais são os resultados.
As varizes que surgem na pele nada mais são do que veias tortuosas e dilatadas causadas pela pressão excessivamente alta no interior dos vasos sanguíneos. Apesar de se formar em qualquer veia superficial, a condição é mais comum na região dos membros inferiores como coxas, pernas e pés.
Devido às suas características, as varizes são capazes de modificar completamente o aspecto e a aparência da região afetada, tornando-as mais escuras e saltadas. Alguns pacientes podem se queixar que a presença da condição esteja causando dores, inchaço e até mesmo o aparecimento de úlceras, feridas de difícil cicatrização.
Quem deseja tratar visualmente e fisicamente as varizes, pode recorrer às aplicações para varizes. Também chamada de escleroterapia, essa técnica serve tanto para o tratamento de varizes e microvarizes como para vasinhos com aparência de teias de aranha, considerados mais superficiais.
O procedimento deve ser realizado por um profissional especializado que irá injetar glicose, espuma ou outras substâncias esclerosantes diretamente na veia doente. Assim é possível controlar os sintomas das varizes e reestabelecer o direcionamento correto do fluxo sanguíneo.
A aplicação para varizes é um procedimento considerado minimamente invasivo realizado com o auxílio de agulha de calibre fino acoplada a uma seringa que dosa a substância diretamente na veia.
Existem diversos tipos de escleroterapia disponíveis no mercado. O uso de cada uma delas deve ser avaliado pelo seu médico com base no grau que suas varizes se encontram e outras informações relevantes que possam surgir durante a consulta. Os três tipos principais de aplicação para varizes são:
Esse tipo de procedimento pode ser indicado após o diagnóstico de variz no consultório médico. Para se enquadrar na aptidão desse procedimento o paciente deve apresentar seu histórico médico e realizar alguns exames para validar a prescrição da aplicação.
É importante deixar claro para seu médico angiologista caso você possua alguma restrição como por exemplo:
Assim, vocês podem decidir se essa é uma opção realmente válida para o seu caso, não sendo prejudicial para a sua saúde.
Os resultados desse tipo de aplicação tendem a variar de acordo com cada paciente. Com a aplicação nas varizes e/ ou vasinhos, o fluxo sanguíneo presente na veia doente é redirecionado para caminhos mais saudáveis, com isso, a veia varicosa tende a se fechar.
No entanto, assim como qualquer procedimento, as aplicações para varizes não são isentas de riscos, como por exemplo, surgimento de hematomas, vermelhidão, escurecimento da pele, entre outros.
Após a finalização do tratamento, seu médico pode indicar o uso de meias de compressão, mudanças no estilo de vida, a utilização de alguns medicamentos para garantir a melhora da circulação e algumas medidas para ajudar a evitar o surgimento de novas varizes. Para saber mais sobre o procedimento e outros tipos de tratamento para as varizes, continue navegando em nosso blog.