Aterosclerose é o acúmulo de “gordura” na parede das artérias, que leva a obstrução (“entupimento”). Isso por exemplo, na perna, pode gerar dor, porque o sangue não chega adequadamente. No coração, pode levar ao infarto, que seria a “morte” dos músculos do coração pela interrupção do fluxo sanguíneo.
Existem diversas complicações da aterosclerose, que variam de leves a graves quando não diagnosticadas e tratadas rapidamente. Continue a leitura deste artigo e entenda melhor a aterosclerose, assim como suas causas, sintomas e formas de prevenir a condição.
A aterosclerose é uma condição que refere-se ao estreitamento das artérias, devido ao acúmulo de placas formadas por gorduras, colesterol ou cálcio que bloqueiam a passagem do fluxo sanguíneo.
A doença pode ocorrer em qualquer parte arterial do organismo, incluindo coração, rins e pernas. Além disso, pedaços das placas podem se soltar e viajar pelo sistema vascular causando coágulos sanguíneos.
Podemos dizer que a Aterosclerose ocorre quando as artérias (responsáveis pelo transporte de sangue oxigenado e rico em nutrientes pelo organismo) tornam-se mais espessas e rígidas do que o normal. Isso pode fazer com que o fluxo sanguíneo nos órgãos e tecidos sejam restringidos.
Artérias saudáveis são naturalmente flexíveis e elásticas. No entanto, com o passar do tempo podem sofrer alterações que acarretam no seu endurecimento. Sendo assim, o coração precisa bombear mais sangue para que ele flua adequadamente em todos os locais do corpo.
A doença é considerada como de surgimento lento e progressivo, uma vez que ocorre durante o envelhecimento natural. No entanto, é possível que alguns fatores causem danos ou lesões à camada interna das artérias, acelerando esse processo. Veja a seguir:
Alguns fatores de risco também podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver a aterosclerose. Tais como:
Estima-se que a maioria dos sintomas da aterosclerose aparecem apenas quando há uma obstrução arterial. Alguns dos sinais que podem ser observados são:
Quando não diagnosticada e sem o tratamento adequado, a condição pode gerar complicações graves como riscos de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e AVC. A aterosclerose é frequentemente observada no envelhecimento, no entanto pode ser evitada com algumas medidas preventivas, sendo elas:
Realizar check-up vascular regularmente, mesmo sem a presença de sintomas, pode ser fundamental para identificar e tratar precocemente qualquer problema na saúde de suas veias e artérias. Busque ajuda de seu médico vascular de confiança e saiba mais sobre como proteger esse sistema tão importante para o nosso corpo.