Idade e Sistema Cardiovascular. A idade pode ter um grande impacto no nosso sistema cardiovascular, pois com o envelhecimento, há uma série de mudanças que ocorrem no organismo humano. Além disso, a presença de outras condições consideradas como sendo de fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares podem comprometer ainda mais esse sistema com o passar dos anos.
Continue a leitura deste artigo e entenda melhor como a idade influencia no sistema cardiovascular de uma pessoa.
Conhecido popularmente como sistema circulatório, o sistema cardiovascular nada mais é do que um conjunto de tecidos, vasos sanguíneos e órgãos que se tornam responsáveis pela boa circulação sanguínea no corpo humano.
Esse sistema é conhecido por desempenhar diversos papéis fundamentais no organismo, como por exemplo, o fornecimento de oxigênio e nutrientes para as células presentes no corpo, regulação da temperatura corporal, além de remover certos resíduos metabólicos presentes na corrente sanguínea.
O principal órgão do sistema cardiovascular é o coração. Ele faz o bombeamento do sangue, impulsionando-o para as artérias, veias e vasos capilares. O mau funcionamento do coração faz com que as células, órgãos e tecidos corporais não recebam a oxigenação ideal para funcionarem corretamente.
As artérias por sua vez são responsáveis pelo transporte do sangue rico em oxigênio e nutrientes que sai do coração e passa pelo resto do organismo. Já as veias são responsáveis pelo trabalho inverso, ou seja, levam o sangue já utilizado pelo corpo de volta para o coração.
Os chamados vasos capilares, são pequenos tubos finos, espalhados pelo corpo humano que tem como função realizar as trocas gasosas, nutricionais e residuais entre o fluxo sanguíneo e os tecidos presentes no corpo.
Com o passar dos anos, nosso corpo vai sofrendo diversas alterações, inclusive no sistema cardiovascular. O processo natural de envelhecimento junto a algumas condições médicas adquiridas pela idade avançada podem levar o sistema cardiovascular a apresentar mudanças como:
Começar a cuidar do seu sistema cardiovascular desde cedo é fundamental para manter a saúde e prevenir doenças como a hipertensão, acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e muitas outras.
Apesar de serem passos muito simples, as pessoas não os priorizam por falta de tempo e até mesmo informação. Se você quer se manter saudável e longe dos problemas cardiovasculares os principais pontos são:
Cuidar do sistema cardiovascular requer algumas mudanças no seu estilo de vida, seguir esses passos pode te ajudar a prevenir diversas condições e ter mais qualidade de vida. Para mais informações sobre o assunto, não deixe de agendar sua consulta com um médico angiologista de sua confiança.