Você já parou para pensar que tudo o que fazemos e vivemos durante o dia pode influenciar diretamente na nossa saúde? Assim como os maus hábitos, momentos de estresse frequentes podem mexer com o bom funcionamento do nosso organismo, entre os sistemas mais prejudicados podemos destacar o cardiovascular.
Continue a leitura deste artigo e entenda melhor como o estresse pode afetar seu sistema cardiovascular.
Conhecido popularmente como sistema circulatório, o sistema cardiovascular é composto por um conjunto de órgãos, vasos sanguíneos e tecidos que juntos ficam encarregados de levar o sangue para todas as partes do corpo humano por meio de uma boa circulação.
Os principais componentes desse sistema são o coração, as artérias e os vasos capilares. Cada um deles tem uma função específica dentro do organismo. O coração é quem faz o papel de bombear o sangue para as artérias e veias e vasos capilares. Já as artérias são responsáveis por levar o sangue rico em oxigênio e nutrientes para os órgãos e tecidos. Por serem mais finos, os vasos capilares permitem a troca gasosa, de nutrientes e resíduos entre o sangue e os tecidos.
Trabalho, contas, família, vida social, algum desses tópicos com certeza já te gerou algum tipo de estresse. Do agudo ao crônico, o estresse nada mais é do que uma reação natural do nosso organismo que ocorre em situações de perigo ou ameaça.
Quando passamos por uma situação estressante, nosso organismo aciona um estado de alerta que pode provocar alterações emocionais e físicas de acordo com a fase em que você se encontra, podendo ser alerta, resistência ou exaustão.
Pessoas que sofrem quadros de estresse têm a liberação de hormônios como o cortisol e a adrenalina aumentados no organismo. Com isso a frequência cardíaca e a pressão arterial também tendem a aumentar.
A hipertensão, ou alta pressão arterial, pode provocar certos danos às artérias, o que aumenta a chance de uma pessoa vir a desenvolver doenças cardiovasculares como por exemplo, a doença arterial coronariana, a aterosclerose e até mesmo acidentes vasculares cerebrais (AVCs.).
Além disso, estar constantemente estressado pode levar o paciente a ter comportamentos prejudiciais à sua saúde. Na busca para se sentir melhor e relaxado, muitas pessoas recorrem ao consumo excessivo de álcool, drogas lícitas e ilícitas e alimentação compulsiva, práticas que podem ser uma porta de entrada para o surgimento de problemas cardiovasculares.
Muitas pessoas acreditam que gerenciar o estresse do dia-a-dia é uma tarefa difícil. No entanto, a mudança de pequenos hábitos podem ter grandes efeitos na sua saúde em geral. Manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e nutrientes bem como praticar exercícios físicos regularmente pode preservar sua saúde cardiovascular.
Manter uma rotina de sono, praticar técnicas de meditação, ioga e até mesmo terapia pode te ajudar a lidar com quadros de estresse de maneira saudável. Para saber mais sobre os danos do estresse na sua saúde cardiovascular, procure um médico especialista em angiologia e marque já sua consulta.