Como o Frio Afeta o Sistema Vascular. Quando falamos de clima e sistema vascular, muitas das vezes nos lembramos dos efeitos de dias quentes em nossa circulação. No entanto, temperaturas mais frias também podem mexer com o nosso sistema vascular.
Muitos não sabem, mas a reação normal do corpo humano ao frio pode vir a prejudicar o sistema circulatório trazendo até mesmo diversas complicações cardiovasculares, como o infarto. Continue a leitura deste artigo e saiba mais como o frio afeta o sistema vascular.
O chamado sistema vascular, ou circulatório, é um dos principais sistemas que compõem o corpo humano. Nele, podemos encontrar um conjunto de veias, artérias e vasos capilares responsáveis por levar oxigênio e nutrientes para todas as células presentes no organismo.
Esse sistema também é responsável pela remoção de resíduos no caminho sanguíneo, evitando com que eles se acumulem e causem obstruções. Por isso, manter a saúde vascular é fundamental na prevenção de doenças como a aterosclerose, por exemplo.
Com a chegada do frio e a queda da temperatura, as artérias presentes no organismo humano tendem a apresentar uma certa contração a fim de ajudar o corpo a reter calor e não resfriar. Esse movimento faz com que o espaço interior dessas estruturas fique mais estreito ocasionando maiores chances de obstrução por placas de gordura ou coágulos sanguíneos.
É por isso que a diminuição do calibre de uma ou mais artérias, a chamada vasoconstrição, pode aumentar os riscos de uma pessoa apresentar condições como o infarto e o derrame.
O processo de vasoconstrição é controlado pelo hipotálamo, região do cérebro responsável pelo equilíbrio das principais funções do organismo. Durante essa ação, os músculos lisos presentes nas paredes dos vasos sanguíneos se contraem para que haja a regulação da temperatura corporal.
Evitar que o calor seja perdido para o exterior gera efeitos prejudiciais à saúde do paciente, por isso, ficar atento a previsão de baixas temperaturas e se proteger contra elas é essencial para a saúde vascular.
Pacientes expostos a um frio prolongado podem observar os episódios de vasoconstrição principalmente nas regiões de extremidade, como pés e mãos, onde a circulação sanguínea pode ser interrompida completamente.
Quando isso acontece, a aparência dos membros passa a ser azulada ou acinzentada e, se não tratado adequadamente, esses membros podem perder suas funções e até mesmo necrosar.
Temperaturas abaixo de 14º C são capazes de aumentar em até 30% os casos envolvendo óbito decorrentes do infarto do miocárdio. Além dessa condição, o frio intenso pode ser associado a casos de arritmias cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVC), diminuição do fluxo sanguíneo no coração.
Podemos dizer também que existem alguns fatores de risco que prejudicam ainda mais o sistema vascular, principalmente no frio, sendo eles:
Manter sua saúde vascular tanto no frio quanto no calor é essencial. Por isso, adotar algumas mudanças no estilo de vida pode fazer com que as alterações climáticas não causem maiores danos à sua saúde.
Praticar atividades físicas regularmente, manter a hidratação, uma dieta equilibrada, evitar mudanças bruscas de temperatura, evitar sair de casa em dias mais frios, utilizar luvas e roupas quentes, se proteger contra ventos e correntes de ar e o mais importante, realizar sempre check-ups vasculares com seu angiologista de confiança, pode evitar casos graves de doenças cardiovasculares, principalmente em dias muito frios.