Apesar de ser uma condição conhecida por afetar o sistema respiratório do paciente infectado, a covid-19 também pode desencadear alguns efeitos significativos no sistema cardiovascular, afetando principalmente os vasos sanguíneos. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as complicações cardiovasculares da covid-19 e como preveni-las.
Em dezembro de 2019 não imaginávamos que meses depois estaríamos enfrentando uma pandemia viral que tirou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. A condição conhecida como um tipo de infecção respiratória aguda afeta principalmente o sistema respiratório da pessoa infectada.
No entanto, a longo prazo, pode desenvolver condições graves em outras partes do organismo como cérebro, coração e outros órgãos. Além de mexer completamente com a saúde cardiovascular de uma pessoa.
Sistema cardiovascular, ou circulatório, é o nome dado a um conjunto de órgãos, tecidos e vasos sanguíneos que são responsáveis pela boa circulação sanguínea ao longo de todo o corpo humano.
Composto pelo coração, veias, artérias e vasos capilares, esse sistema é extremamente importante para o funcionamento do organismo, uma vez que ajuda na regulagem da temperatura corporal, na proteção contra doenças e infecções, no fornecimento de oxigênio e nutrientes para as células presentes no corpo e também na remoção de resíduos metabólicos.
Com os avanços das pesquisas que cercam o vírus responsável pela contaminação da COVID-19, já é possível dizer que essa condição desencadeia diversos problemas de curto a longo prazo na vida do paciente.
Quando falamos das complicações cardiovasculares da COVID-19 podemos citar:
É importante ressaltar que nem todos os pacientes infectados com o vírus da Covid-19 irão experimentar complicações cardiovasculares. Os riscos para essas condições são muito maiores em pessoas que já possuem comorbidades que influenciam no sistema cardiovascular como a diabetes, hipertensão ou doenças cardíacas.
Se você é portador de alguma doença cardiovascular preexistente, uma das maneiras mais eficazes de prevenir complicações cardiovasculares da COVID-19 é justamente reduzir os riscos de se contaminar com a infecção.
Além disso, cuidar da sua saúde praticando exercícios físicos frequentemente, manter uma dieta balanceada e realizar check ups médicos regulares são essenciais para prevenir diversas condições cardiovasculares. Se você deseja saber mais sobre esse e outros assuntos, não deixe de marcar uma consulta com seu médico angiologista de confiança.