Cuidados Pré-Operatórios para a Cirurgia de Varizes. As veias varicosas, ou varizes, são uma condição que afeta tanto homens como mulheres e podem trazer diversos incômodos físicos e visuais no dia-a-dia quem as tem. No entanto, o que muitas pessoas podem não saber é que existem diversas técnicas capazes de tratar e até mesmo eliminar as varizes.
Como muitos procedimentos, a cirurgia para a retirada de alguma veia varicosa requer alguns cuidados, tanto no pré quanto no pós operatório para que melhores resultados sejam alcançados. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os cuidados pré-operatórios para a cirurgia de varizes.
Chamamos de varizes as veias que apresentam dilatação e tortuosidade devido a pressão sanguínea excepcionalmente alta no interior dos vasos. Essa condição é observada com mais frequência nos membros inferiores, especialmente nos pés, tornozelos e coxas.
Apesar de ser comumente associada ao sexo feminino, os homens também podem desenvolver a condição que não necessariamente pode vir a apresentar sintomas em seus estágios iniciais. Contudo, pode acabar gerando desconforto visual e problemas de autoestima.
Existem diferentes tipos de abordagens para tratar as varizes. A escolha do melhor método para o seu caso deve ser realizada junto a um médico cirurgião vascular ou angiologista que após diagnosticar a condição analisará todos os fatores de risco envolvendo cada procedimento.
Entre as opções disponíveis, existem técnicas minimamente invasivas como a escleroterapia e as técnicas convencionais como a cirurgia de varizes, que consiste na retirada da veia danosa e no restabelecimento do fluxo sanguíneo para veias saudáveis.
Os cuidados pré-operatórios que um paciente deve ter nos dias anteriores ao procedimento são essenciais para que o resultado seja o melhor possível. Com isso, seu médico de confiança poderá indicar:
Diferente do que acontece com o pré-operatório, o pós-cirurgia pode variar de acordo com a técnica escolhida para a eliminação das veias varicosas. Geralmente, em procedimentos minimamente invasivos, o paciente já pode retomar sua rotina normal no dia seguinte às aplicações, evitando apenas a exposição ao sol por um período de até 15 dias.
Já em procedimentos mais invasivos, como é o caso das cirurgias convencionais, o paciente deverá seguir as orientações passadas pelo médico responsável, como permanecer em repouso por um certo período de tempo, evitar pegar peso e fazer atividades físicas pesadas nas semanas seguintes ao procedimento.
Tratar as varizes é possível. Não deixe de procurar um médico especialista para obter o melhor diagnóstico para o seu caso.