Disfunção Erétil e Problemas Cardiovasculares. Problemas cardiovasculares podem afetar o bom funcionamento de diferentes partes do organismo de uma pessoa. No caso dos homens, um dos problemas relacionados a essa condição é o desencadeamento da disfunção erétil.
Pacientes que apresentam algum grau de disfunção erétil podem aumentar em até 40% o risco de também ter alguma condição que afete o sistema cardiovascular. Continue a leitura deste artigo e compreenda melhor os motivos pelos quais essas duas condições se relacionam.
As doenças cardiovasculares são conhecidas por serem alterações patológicas que afetam o bom funcionamento tanto do coração quanto dos vasos sanguíneos presentes ao longo do organismo humano.
Muitas vezes associada ao aumento da idade ou ao sedentarismo, essas condições passam a ser negligenciadas durante anos, o que pode prejudicar e agravar ainda mais o caso pela falta de diagnóstico.
Existem diversas condições que podem se encaixar na categoria de doenças cardiovasculares, entre elas podemos citar:
Temida por muitos homens, a disfunção erétil nada mais é do que a dificuldade ou incapacidade de manter uma ereção peniana rígida o suficiente para a penetração durante a atividade sexual. Muito relacionada ao envelhecimento masculino, a condição pode ser derivada de fatores físicos e psicológicos e atingir pacientes de todas as idades.
Conhecida como DE, ou impotência, a condição atinge cerca de 59% dos brasileiros e pode estar diretamente ligada a problemas cardiovasculares.
Pacientes que apresentam quadros de disfunção erétil causadas por problemas físicos geralmente podem ser diagnosticados também com alguma doença cardiovascular. Isso acontece pelo simples fato de que para ter uma ereção o fluxo sanguíneo na região íntima não pode estar comprometido.
O risco de um homem com disfunção erétil sofrer de condições como o infarto do miocárdio, por exemplo, chega a ser até 80% maior se compararmos a uma pessoa com a ereção saudável.
Além disso, condições como a aterosclerose e a hipertensão arterial também podem provocar o mau funcionamento dos vasos sanguíneos, dificultando que quantidade suficiente de sangue chegue no pênis e cause uma ereção. Em seguida, conheça brevemente cada uma dessas condições.
A condição refere-se ao estreitamento das artérias, devido ao acúmulo de placas formadas por gorduras, colesterol e até mesmo o cálcio que bloqueiam a passagem do fluxo normal de sangue.
Essa condição ocorre em qualquer parte arterial do organismo, incluindo coração, rins, pernas e genitais.
Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença crônica responsável pelo aumento excessivo dos níveis da pressão arterial. Quando os vasos sanguíneos são danificados pela hipertensão, tem seu fluxo sanguíneo reduzido.
A baixa circulação sanguínea principalmente para a região pélvica pode afetar a vida sexual do homem e gerar quadros de disfunção erétil.
Quando diagnosticadas por um médico especialista de sua confiança, ambas as condições poderão ser tratadas sem maiores problemas. Ao cuidar da sua saúde cardiovascular, as chances de desenvolver quadros de Disfunção erétil desencadeados pelo seu mau funcionamento podem cair drasticamente.
Para saber mais sobre como tratar seu quadro de disfunção busque ajuda de um médico urologista. Não esqueça de também manter seus check ups vasculares em dia.