As chamadas doenças cardiovasculares são consideradas mundialmente como algumas das principais causas de óbito da população. Entre estas condições, a Doença Arterial Coronariana é uma das vertentes mais mortais dentre todas as doenças que afetam o sistema cardiovascular.
Alguns estudos sugerem que homens e mulheres com mais de 40 anos possuem respectivamente 49% e 32% mais chances de desenvolver uma doença arterial coronariana. Continue a leitura deste artigo e conheça mais as causas, sintomas e meios de tratamento para a condição.
A doença arterial coronariana, ou apenas DAC, é uma das graves consequências que um paciente com quadros de aterosclerose pode experimentar. A DAC surge quando as artérias de nome coronariana sofrem com obstruções por placas de gorduras, coágulos sanguíneos ou outros resíduos como o cálcio por exemplo.
A condição, também conhecida como doença cardíaca coronariana ou doença cardíaca isquêmica, impossibilita a oxigenação e nutrição do músculo cardíaco, uma vez que os vasos se tornam mais estreitos e muitas vezes completamente obstruídos.
Apesar de estar mais associada a quadros de aterosclerose, outros fatores podem acabar contribuindo para que uma pessoa desenvolva a doença arterial coronariana. Entre eles podemos citar algumas predisposições genéticas, hábitos e doenças como:
Os sintomas mais característicos da doença arterial coronariana são as dores e desconfortos na região do peito, bem como a presença de falta de ar, sudorese e náuseas. Esses sinais são muito comuns em outras condições, por isso, deve-se sempre recorrer a ajuda médica para confirmar, ou não, a DAC ou alguma outra doença.
Apesar de raros, algumas pessoas também podem apresentar palpitações, dores torácicas e sensação de pressão ou aperto no peito que também podem se manifestar como sensação de calor ou queimação localizadas na parte superior do abdômen, costas, ombros, braços, pescoço e até mesmo mandíbula.
Esses sintomas podem ser mais facilmente percebidos durante a realização de atividades físicas, onde o paciente pode sentir dores que duram cerca de 5 a 10 minutos, nunca ultrapassando os 30 minutos.
Um paciente que sofre com a doença arterial coronariana pode desenvolver diversas complicações, inclusive após muitos anos quando a condição não é tratada adequadamente. As principais complicações da doença arterial coronariana são:
Após buscar ajuda de um médico de sua confiança, ele poderá solicitar alguns exames para ajudar no diagnóstico assertivo da condição, como:
Após confirmar o diagnóstico, será apresentada a terapêutica necessária para devolver ao paciente o fluxo sanguíneo correto. O tratamento da doença arterial coronariana possui dois objetivos principais, sendo o combate a placas de aterosclerose e a melhora do fluxo sanguíneo pela artéria coronária.
Algumas mudanças no estilo de vida são necessárias, por exemplo:
Pacientes em tratamento para a DAC também podem necessitar do uso de medicamentos como ácido acetilsalicílico, clopidogrel e estatinas.
No entanto, a prescrição de cada um deles pode variar de caso para caso. Para saber mais sobre a Doença arterial coronariana e outros tipos de doenças cardiovasculares, busque ajuda de seu médico angiologista de confiança.