As chamadas doenças vasculares são aquelas condições adversas que ocorrem nos vasos sanguíneos. Na maioria das vezes, são desencadeadas por inflamações, fraqueza de veias e artérias e até mesmo pelo acúmulo de gorduras na extensão dos vasos.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as doenças vasculares, seus riscos, sintomas e prevenção.
Qualquer condição que afete ou altere minimamente a integridade dos vasos sanguíneos, pode ser considerada uma doença vascular. Essas condições fazem com que a circulação sanguínea também seja afetada, principalmente nos membros superiores e inferiores como braços e pernas e extremidades como pés e cabeça.
Esse tipo de doença pode ser diagnosticada e tratada por um médico especialista em angiologia ou cirurgia vascular de sua confiança.
Assim como outras condições, as doenças vasculares podem afetar com mais facilidade pacientes que se enquadram como grupo de risco. Entre esses fatores de risco podemos citar:
Qualquer indivíduo que possua ao menos um dos fatores citados acima necessita de cuidado e atenção redobrados. Realizar check ups vasculares regularmente pode prevenir o avanço de algumas condições.
Existem diversas condições que se enquadram como uma doença vascular. Entre elas podemos citar:
Conhecida também como insuficiência venosa crônica, varizes consiste em uma das doenças vasculares mais comuns na população mundial. Caracterizadas pela dilatação e insuficiência das veias, ocorre com mais frequência nas pernas.
As varizes possuem vários estágios e podem apresentar ou não sintomas físicos como dor, desconforto e inchaço. Além disso, a condição pode aumentar os riscos do surgimento de outras doenças circulatórias.
A trombose venosa profunda (TVP) pode ser caracterizada pela existência de um coágulo sanguíneo obstruindo as veias. Quando o sangue encontra certa dificuldade de fluidez ou possui maior viscosidade, as chances de uma TVP se desenvolver aumentam.
Entre os fatores de risco para a condição podemos citar a idade, casos de mobilidade reduzida, obesidade e histórico familiar.
Também chamada de doença das artérias carótidas ou estenose da carótida, a doença carotídea é causada pelo estreitamento ou obstrução da carótida, veia responsável por transportar o sangue do coração ao cérebro.
O mal funcionamento dessa veia pode levar ao desenvolvimento de quadros mais graves, como o acidente vascular cerebral (AVC).
Essa condição afeta a principal artéria do sistema vascular. A aorta é a artéria encarregada de levar o sangue do coração para o restante do corpo. Como o próprio nome sugere, o aneurisma da aorta abdominal ocorre na região abdominal da artéria.
Quando não diagnosticado, o aneurisma pode continuar a crescer até sua ruptura, causando assim um sangramento abdominal, podendo ser fatal.
A DAOP pode ocorrer quando os vasos sanguíneos arteriais, responsáveis por levar o sangue até as extremidades do corpo, são bloqueados ou obstruídos parcialmente. Sua principal causa é o acúmulo de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos. Essa condição também pode ser conhecida como aterosclerose.
A maioria das doenças vasculares podem ser prevenidas com a adoção de hábitos saudáveis, além de reduzir, o quanto possível, seus fatores de risco. Alguns dos principais métodos para prevenir a doença vascular são:
Para mais informações, busque ajuda de seu médico vascular de confiança. Ele poderá estabelecer um diagnóstico e plano de tratamento individual para o seu caso.