O exame de Doppler Vascular é um dos procedimentos mais utilizados na área vascular para ajudar no diagnóstico de algumas condições que afetam diretamente o sistema circulatório do paciente.
Apesar de simples, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona o procedimento e quando se deve fazê-lo. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre para que serve o exame de Doppler vascular e suas indicações.
O Doppler vascular é um exame primordial que serve para analisar a saúde das veias e artérias por todo o corpo, com o intuito de identificar e diagnosticar algumas doenças vasculares como varizes, aneurismas, trombose e estenose. Com ele, também é possível visualizar coágulos sanguíneos e pontos de má circulação.
De forma geral, podemos dizer que o Doppler é um ultrassom que utiliza de altas frequências sonoras para avaliar a quantidade de fluxo sanguíneo que está circulando na área examinada.
Além de ser um procedimento não invasivo, é indolor e pode ser realizado em gestantes, uma vez que não contém radiação ou contraste.
Com o paciente sentado ou deitado, o profissional que opera o aparelho de Doppler irá aplicar na área desejada a ponteira do controle que ao emitir as ondas sonoras, inaudíveis, replica as imagens do fluxo sanguíneo no monitor.
A realização desse exame é de extrema importância para verificar se há algo errado com a saúde vascular do paciente. Por ser capaz de detectar a formação de coágulos ou a má circulação, é um grande aliado na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças vasculares. Veja a seguir os principais diagnósticos fechados com a ajuda do exame de Doppler venoso:
Existem diferentes tipos de exame Doppler, classificados de acordo com a região a ser verificada. Saiba mais sobre cada uma delas:
Converse com seu médico de confiança sobre as possibilidades de incluir o exame de Doppler em seu check-up vascular.