Coágulos sanguíneos podem se tornar um perigo para a sua saúde vascular. Isso porque podem originar problemas como trombose e embolias. Quando identificados precocemente pelo seu médico angiologista, os coágulos podem ser retirados por meio da embolectomia.
O procedimento é capaz de liberar o fluxo sanguíneo interrompido pela obstrução das veias e vasos atingidos pelos coágulos. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o que é e como é feita uma embolectomia.
O procedimento de embolectomia, também chamado de trombectomia, nada mais é do que a remoção de coágulos sanguíneos que estão obstruindo o fluxo normal do sangue pelos vasos sanguíneos.
Esse tipo de terapêutica é considerada minimamente invasiva e em alguns casos, dependendo da localização do coágulo, se torna urgente.
Os coágulos sanguíneos são descritos como um aglomerado de sangue em estado gelatinoso ou semi sólido em função da coagulação sanguínea, processo natural do organismo para evitar a perda de sangue caso algum vaso seja danificado.
Além disso, os coágulos também podem ser derivados de outras condições como por exemplo o uso de certos medicamentos, terapias de reposição hormonal, síndrome antifosfolípide, aterosclerose, gestação, tabagismo, obesidade, histórico de TVP e outros.
Ao desconfiar do desprendimento de coágulos sanguíneos que podem estar passeando pelo seu sistema circulatório, seu médico de confiança pode sugerir a remoção dos mesmos pelo procedimento de embolectomia.
Após realizar um exame de imagem que confirma a localização dos coágulos e seus respectivos tamanhos, o médico responsável pelo caso deverá decidir se o procedimento será realizado.
Antes de começar o procedimento, uma anestesia será aplicada no local indicado pelo médico para que uma pequena agulha seja inserida no vaso sanguíneo, podendo ser na região do pescoço, ou virilha.
Após posicionar a agulha, um cateter será empurrado delicadamente ao longo dos vasos e colocado o mais próximo possível do coágulo. Toda essa movimentação será guiada por meio de imagens coletadas previamente.
Ao encontrar o coágulo, ele será sugado e aspirado pelo cateter, desta forma, o fluxo sanguíneo normal é restabelecido.