O frio pode despertar diversas alterações em nosso organismo, mas você já reparou que algumas vezes suas mãos e pés sofrem com mudança de coloração quando o clima não está tão quente? Se a resposta for sim, você provavelmente tem o chamado Fenômeno de Raynaud.
A condição é caracterizada pela alteração da coloração de extremidades como mãos, pés e nariz para brancas, azuladas e vermelhas quando há uma baixa na temperatura ambiente ou quando expostos ao frio. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o fenômeno de Raynaud.
O fenômeno de Raynaud é uma condição considerada rara que pode afetar as extremidades corporais de uma pessoa quando expostas ao frio ou a situações emocionalmente estressantes.
Uma pessoa que convive com essa condição pode experimentar uma alteração nas cores das mãos, pés e nariz, onde em um primeiro momento passa a ficar esbranquiçado devido a diminuição do fluxo sanguíneo. Em seguida apresentam uma coloração azulada devido a falta de oxigênio na região afetada, seguindo para a cor vermelha que indica a volta do fluxo sanguíneo devido ao aquecimento corporal.
É possível que uma pessoa não apresente necessariamente as três colorações de uma só vez que também podem – ou não – vir acompanhadas de dores e sensação de formigamento.
Os principais agentes desencadeantes para o fenômeno de Raynaud são a exposição ao frio, como sair de casa com baixas temperaturas, colocar as mãos embaixo da água fria da torneira e até mesmo tirar ou colocar algo no freezer. Além disso, situações que deixam a pessoa emocionalmente estressada como alguma prova, reunião ou até mesmo traumas e colapsos nervosos também podem contribuir para o aparecimento da condição.
Quando o paciente apresenta apenas a mudança de coloração da pele, a condição recebe o nome de Raynaud primária e afeta praticamente de 15 a 20% da população feminina e de 3 a 12% da masculina.
Já quando o paciente apresenta as alterações de coloração juntamente com outra condição que afeta os tecidos conjuntivos, podemos dizer que ela tem Raynaud secundária. A doença mais associada a esse fenômeno é a esclerose sistêmica, também chamada de esclerodermia.
O Fenômeno de Raynaud também pode ser desencadeado pela vibração de máquinas como britadeiras ou até mesmo ser um efeito colateral de medicamentos pertencentes a classe de beta-bloqueadores, muito utilizados no tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca.
O Fenômeno de Raynaud é uma condição benigna e, na maioria das vezes, não exigirá tratamento e sim um acompanhamento do próprio paciente ao notar mudanças de temperatura e outros fatores desencadeantes.
Já em pacientes que apresentam alterações da qualidade de vida que afetam e desencadeiam sintomas sistêmicos, bem como pacientes de Raynaud secundário devem seguir sempre a recomendação de tratamento passada pelo médico responsável pelo caso.
Geralmente, são usadas medicações para aumentar o fluxo sanguíneo, além de bloqueadores dos canais de cálcio. Consulte seu médico de confiança e saiba mais sobre o fenômeno de Raynaud, seu diagnóstico e tratamentos.