Apesar de ser utilizado em diferentes especialidades, o chamado Ultrassom Doppler Vascular é um grande aliado dos angiologistas e cirurgiões vasculares na hora de detectar se o paciente possui, ou não, alguma doença vascular.
Diferente de outros tipos de exames de imagem, o ultrassom Doppler não oferece nenhum risco ao paciente, podendo ser utilizado sem restrições. Continue a leitura deste artigo e conheça a importância do ultrassom Doppler vascular no diagnóstico do paciente.
O ultrassom Doppler vascular é um tipo de exame de imagem que ajuda o médico a avaliar a saúde interna das veias e artérias presentes no organismo humano. Desta forma, é possível identificar e diagnosticar alguns tipos de doenças vasculares.
Podemos dizer que o Doppler é um tipo de ultrassom que utiliza frequências sonoras altas, mas que mesmo assim é seguro para ser feito em pacientes gestantes ou com outra contraindicação para exames que utilizam algum tipo de radiação ou contraste.
O ultrassom Doppler é essencial e de extrema importância para detectar possíveis problemas na saúde vascular do paciente. Por ser eficaz na detecção de má circulação ou formação de coágulos, esse tipo de exame pode ajudar não só no fechamento do diagnóstico de alguma doença vascular, mas também em sua prevenção.
As principais condições que podem ser observadas com a utilização do ultrassom Doppler vascular são:
Trata-se de um procedimento não invasivo, indolor, que não tem a necessidade da utilização de contraste e sem a presença de radiação como exames de raio-x por exemplo.
Ao ser solicitado pelo médico angiologista, o paciente precisará se posicionar sentado ou deitado na maca de exame, a posição poderá depender de acordo com a região a ser examinada, para que o profissional que opera o aparelho de Doppler possa aplicar na área desejada a ponteira do controle que ao emitir as ondas sonoras, inaudíveis, replica as imagens do fluxo sanguíneo no monitor.
Ao deslizar o aparelho com o auxílio de um gel, o profissional vai captando imagens do estado das artérias e veias. Com elas, o médico angiologista responsável pelo diagnóstico poderá avaliar como anda a saúde vascular do paciente.
Esse tipo de exame também pode ser realizado periodicamente durante seus check ups médicos como um dos meios de prevenção ao surgimento de doenças vasculares. Assim como ele, existem outras precauções que podem ser tomadas durante seu dia-a-dia, como por exemplo a prática de atividades físicas regulares e uma boa alimentação.
Se você notar inchaço, vermelhidão, dor, formigamento, cansaço ou qualquer outro sintoma de doenças vasculares, em qualquer parte do corpo, mas principalmente nas pernas, não deixe de buscar orientação médica.