Manutenção do Tratamento das Varizes. Os tratamentos para varizes têm ficado cada vez mais populares entre aqueles pacientes que desejam se livrar dos sintomas físicos e desconfortos visuais que a condição pode causar.
No entanto, não é raro encontrar pessoas que mesmo após realizar tais procedimentos se queixam novamente do surgimento de varizes. Muitas dessas vezes o reaparecimento de veias varicosas se dá pela falta de manutenção da técnica utilizada. Continue a leitura deste artigo e entenda melhor sobre a Manutenção do Tratamento das Varizes e Qual a Importância.
As varizes nada mais são do que veias dilatadas e tortuosas que acometem principalmente a região dos membros inferiores, causando desconforto estético e sintomas como dor, inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas.
Derivada da alta pressão do fluxo sanguíneo no interior das paredes das veias elas se expandem, podendo chegar até mesmo a serem visíveis a olho nu.
Atualmente estão disponíveis no mercado diversos métodos de tratamento para que o paciente se sinta melhor tanto com a aparência, quanto com a saúde de suas veias. Entre os mais utilizados podemos citar as escleroterapias com espuma, tratamentos a laser e até mesmo os procedimentos cirúrgicos para a retirada da veia doente.
De modo geral, o tratamento das varizes visa eliminar ou fechar as veias suportadas, redirecionando o fluxo sanguíneo para veias saudáveis. No entanto, se não forem tomadas medidas para manter a circulação adequada e fortalecer as veias sobreviventes, novas varizes podem se desenvolver.
O tipo de tratamento escolhido varia muito de acordo com cada caso. Para escolher a melhor opção seu médico angiologista levará em conta seus sintomas, quantidade e tamanho das varizes bem como sua profundidade.
Uma das principais razões para a manutenção do tratamento das varizes é evitar a recorrência da condição, isso porque as varizes são causadas por uma disfunção nas válvulas presentes nas veias. Quando essas válvulas falham, o sangue se acumula no interior das paredes, levando ao seu alargamento e dilatação.
Além da recorrência das varizes, a falta de manutenção do tratamento pode levar a complicações mais graves como por exemplo o surgimento de úlceras venosas, que se não tratadas adequadamente podem evoluir para quadros de trombose e embolia pulmonar.
Quando falamos sobre a manutenção do tratamento das varizes, muitas pessoas já pensam ser a reaplicação do tratamento inicial. No entanto, a manutenção do tratamento consiste em manter os cuidados passados previamente pelo seu médico, como por exemplo:
Seguir todos os passos recomendados após a realização do tratamento pode garantir a eficácia do procedimento escolhido para a eliminação das varizes, além de ajudar no combate ao surgimento de novos focos da condição. Se você deseja saber mais sobre o diagnóstico, as opções de tratamento para as varizes e seus prognósticos, clique aqui ou continue navegando pelo nosso blog.