Inflamação nas Varizes. As varizes são condições conhecidas pelo desconforto visual que podem causar na região afetada. No entanto, existem casos onde o paciente se queixa de dor, sensação de calor e vermelhidão no local onde as varizes se encontram.
Esse desconforto físico é sinal de que suas varizes podem estar inflamadas e precisam de tratamento. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o que causa a inflamação nas varizes.
Variz é o nome dado às veias tortuosas e dilatadas, originadas pela alta pressão sanguínea exercida dentro dos vasos. Apesar de afetar qualquer veia superficial, é mais comum nos membros inferiores, atingindo principalmente as coxas, tornozelos e pés.
Por serem veias saltadas, as varizes mudam completamente a aparência da região afetada, que pode ficar mais escura. Além do incômodo visual, a condição também pode causar uma série de problemas, como a presença de inchaço, dores e úlceras na perna. Esses sintomas podem ser relacionados à inflamação das varizes.
Conhecida na área médica pelo termo flebite, a inflamação das varizes pode afetar a saúde e o dia-a-dia do paciente afetado.
Geralmente os quadros de flebite são provocados por traumas locais como batidas e pancadas, questões genéticas, reação a algum tipo de medicamento, contaminações devido a injeções intravenosas ou devido a imobilização permanente ou prolongada.
A inflamação das paredes venosas também pode ocorrer em locais onde a veia é comprimida por longos períodos, por roupas muito justas ou até por traumas locais.
Cansaço e sensação de peso nas pernas já são considerados como os sintomas iniciais das varizes. Essas sensações muitas vezes são relatadas como difusas, ou seja, sem um ponto específico.
Quando ocorre a inflamação dessas veias, os sintomas tendem a ficar bem localizados, exatamente sobre a região acometida pelas varizes. Pacientes com varizes inflamadas se queixam de dor intensa, grande sensibilidade ao toque, vermelhidão e sensação de calor local.
Após obter o diagnóstico de inflamação nas varizes, você e seu médico angiologista de confiança poderão discutir quais medidas serão tomadas para amenizar os sintomas da condição, uma vez que a maioria dos quadros se resolvem espontaneamente.
Poderão ser receitados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além disso, o repouso e a mudança de alguns hábitos, como por exemplo diminuir a quantidade de sal nas refeições, também podem influenciar positivamente no quadro do paciente.
A prevenção de inflamação das varizes também funciona como um método protetor da sua saúde vascular. Isso porque algumas das medidas agem diretamente no sistema circulatório e beneficiam o organismo como um todo, como por exemplo:
Estas são apenas algumas medidas que podem ser adotadas no seu dia-a-dia para a prevenção da condição e sua inflamação. Procure seu médico vascular de confiança para maiores informações.