Definido pela dilatação anormal de vasos sanguíneos, principalmente das artérias, o aneurisma pode ser causado por diversas doenças. Conhecido pelo alto risco à saúde do paciente, quando não diagnosticado precocemente ou não tratado imediatamente, pode levar à morte.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o que é um aneurisma e onde ele pode acontecer, assim como seus sintomas e meios de tratá-lo.
Aneurismas são dilatações anormais que podem surgir nas paredes de qualquer vaso sanguíneo presente no sistema circulatório de uma pessoa. As paredes enfraquecidas contribuem para que haja dilatações nos vasos sanguíneos afetados.
Descrita como uma dilatação anormal, a condição pode ter origem em diversas partes do corpo, com isso, podemos dizer que o aneurisma é dividido em tipos, de acordo com a região afetada.
Apesar da maioria dos aneurismas não se romperem, podem causar sintomas e outros problemas de saúde para o paciente, sendo detectado após a realização de exames para tais condições. No entanto, uma outra parcela de casos pode experimentar o rápido rompimento da bolha, que se não tratada imediatamente pode levar o paciente a óbito.
Apesar de ser mais conhecida como uma condição que afeta as artérias cerebrais, o aneurisma pode afetar a aorta abdominal, que se localiza por todo o abdômen, e também a aorta torácica, que atravessa o tórax.
Com isso, podemos dizer que o aneurisma pode afetar qualquer parte do corpo humano que apresenta um enfraquecimento das paredes de vasos sanguíneos, veja a seguir os principais locais onde um aneurisma pode surgir:
Um aneurisma é classificado de acordo com a sua localização e protuberância. Chamamos de aneurisma fusiforme aqueles casos onde o inchaço do vaso sanguíneo ocorre em toda sua circunferência. Já quando apenas um dos lados do vaso apresenta a expansão, chamamos de aneurisma sacular.
Os principais tipos de aneurisma são classificados como:
Os aneurismas podem ser muitas vezes condições silenciosas e não gerar nenhum tipo de sintoma, em outros casos podem ser descobertos justamente por desencadearem outros tipos de problemas de saúde.
Quando há um rompimento de aneurisma, o paciente pode se queixar de sintomas como:
O tratamento de um aneurisma pode variar de acordo com o tipo e estágio da condição. Quando é diagnosticado ainda no estágio inicial, poderá ser tratado de modo simples e sem gerar maiores preocupações ao paciente. Alguns dos métodos utilizados são:
Tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e qualquer outro comportamento que possa causar danos aos vasos sanguíneos, incluindo fatores de risco como pressão arterial elevada, colesterol alto e aterosclerose, devem requerer maior cuidado do paciente. A condição pode ser prevenida com a mudança de hábitos nocivos à saúde, converse com seu médico vascular e saiba mais sobre os aneurismas.