Inchaço nas Pernas. Se você já notou inchaço na região das pernas certamente ligou a condição ao cansaço por passar muito tempo na mesma posição. No entanto, existem diversas condições que podem acarretar na perna inchada. E, se não tratadas, podem desencadear sintomas como dor e dificuldade para movimentação.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o que pode causar inchaço nas pernas e como melhorar a condição.
Inchaço nas Pernas
Na maioria dos casos, o inchaço percebido na região das pernas se dá devido ao acúmulo de líquidos, como consequência de uma má circulação sanguínea. Isso pode acontecer por causa do uso de certos medicamentos, doenças crônicas ou passar muito tempo sentado ou em pé.
Também é possível que a condição resulte de inflamações causadas por doenças como a artrite ou por lesões e traumas sofridos na região dos membros inferiores. Pernas, tornozelos e pés podem ser afetados, tanto em um quanto nos dois lados do corpo.
Principais Causas de Inchaço nas Pernas
Diversas condições podem levar ao acúmulo de fluidos na região das pernas, Entre elas, as principais são:
- Trombose Venosa Profunda – Conhecida pela sigla TVP, a condição afeta uma ou mais veias que passam pelas pernas. O surgimento de coágulos bloqueiam a passagem do sangue e impedem que ele volte ao coração. Nesses casos, o inchaço pode ser acompanhado de dor;
- Insuficiência Cardíaca Congestiva – A condição se desenvolve devido ao enfraquecimento do coração, dificultando o bombeamento do sangue para o restante do corpo. A longo prazo, a presença de inchaço nas pernas pode ser percebida;
- Varizes – As veias dilatadas da condição decorrentes do acúmulo de sangue na região encontram dificuldades em fazer com que o sangue volte para o coração resultando no inchaço das pernas que vem acompanhado de dor, sensação de peso e alterações na pele.
- Uso de Medicamentos – Alguns medicamentos como antidepressivos, metformina e bloqueadores dos canais de cálcio podem ter como efeito colateral a retenção de líquido, dando origem ao inchaço, principalmente na região das pernas.
- Gravidez – Principalmente no terceiro trimestre de gestação com o crescimento do feto e o aumento do útero, o retorno venoso das pernas se torna mais difícil, fazendo com que haja o acúmulo de fluidos na região;
- Problemas Renais – Quando o funcionamento dos rins fica comprometido, o acúmulo de água e os resíduos sanguíneos não são eliminados corretamente. Isso faz com que essas substâncias ocupem outras áreas corporais gerando assim o inchaço, principalmente nos membros inferiores.
Outras Causas Para o Inchaço nas Pernas
Além das condições principais, existem outras causas inflamatórias que podem desencadear o inchaço nas pernas, sendo eles:
- Artrite;
- Bursite nos joelhos;
- Osteoartrite;
- Gota;
- Artrite reumatoide;
- Distensões,
- Estenose;
- Ruptura de tendão,
- Fraturas;
- Ruptura de ligamento.
O Que Fazer Quando as Pernas Incharem
A primeira coisa a se fazer é tentar identificar as possíveis causas para que o inchaço tenha aparecido. A ajuda de um médico vascular pode ser fundamental nesse processo, uma vez que exames físicos e laboratoriais podem ser necessários para descobrir de onde vem o inchaço.
Existem alguns métodos que podem ajudar na prevenção e controle dessa condição, como a redução de ingestão de alimentos salgados, uso de meias de compressão e manter uma vida ativa.
Mais Informações sobre este assunto na Internet: