Obstrução da Carótida. Nosso sistema circulatório é composto por diversas veias, artérias e vasos sanguíneos. Entre as principais estruturas desse sistema, estão as carótidas, artérias responsáveis pelo transporte de sangue arterial, ou seja, rico em oxigênio até o cérebro.
Devido a algumas condições, essas artérias podem sofrer com bloqueios devido ao depósito de substâncias como a gordura no interior da sua cavidade por exemplo, ocasionando, em casos mais graves, quadros de AVC. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre quais são os sintomas de obstrução de carótida.
As artérias carótidas ficam localizadas na lateral do pescoço e fazem a ligação entre o coração e o cérebro, levando o sangue arterial do primeiro até o segundo, fornecendo a oxigenação necessária para a região.
Assim como outras partes do corpo, essas artérias também podem sofrer com condições que prejudicam seu funcionamento total, fazendo com que a irrigação de sangue e oxigênio do cérebro seja parcial ou completamente interrompida.
Conhecida como doença obstrutiva da carótida, ou ainda estenose da carótida, a obstrução da artéria é causada por um estreitamento que ocorre devido a condições como o depósito de gordura em seu interior, chamado de aterosclerose. Esse quadro pode evoluir gravemente com o passar do tempo, tornando-se um problema de saúde muito sério.
Quando essa obstrução acontece, o paciente pode sofrer com uma diminuição na quantidade de fluxo sanguíneo e oxigenação que chega a região cerebral ocasionando complicações como um acidente vascular cerebral ou a presença de sequelas neurológicas capazes de impactar diretamente na qualidade de vida do paciente.
A obstrução carotídea é, na maioria das vezes, uma condição assintomática, ou seja, que não desperta nenhum tipo de sintoma no paciente acometido. No entanto, de acordo com a gravidade do quadro pode-se notar a perda súbita da visão e até perda de força de um lado do corpo.
Além disso, o paciente pode apresentar dificuldade ou alterações na fala e a perda de coordenação.
Assim como outras condições, existem muitos fatores de risco que podem levar uma pessoa a ter maiores chances de desenvolver uma obstrução de carótida ao longo dos anos, entre eles podemos citar:
A maioria dos fatores de risco podem ser alterados com uma mudança no estilo de vida. Já outros podem ser controlados com ajuda de um médico especialista.
Apesar de não apresentar sintomas nas fases iniciais, a obstrução de carótida pode ser diagnosticada por meio de diversos exames. São eles:
O tratamento para a condição consiste em interromper a progressão da doença por meio da mudança do estilo de vida, aliada a medicações responsáveis pela redução da pressão arterial e colesterol.
Em casos mais graves, quando a obstrução é importante ou tem um histórico de acidente vascular cerebral, pode ser necessário algum tipo de intervenção cirúrgica. Para mais informações, consulte seu médico angiologista de confiança e não deixe de fazer seus check ups vasculares frequentemente.