Pernas Cansadas. O final do dia para muitas pessoas é sinônimo de alívio, uma vez que o cansaço pode predominar e tornar a chegada da noite a hora mais esperada. Além disso, a sensação de peso e cansaço nas pernas são um relato muito comum ao final do dia.
Podemos dizer que um dos principais motivos para que você sinta suas pernas cansadas é a má circulação. No entanto, muitos acreditam que isso é apenas uma consequência do esforço físico realizado ao longo do dia. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre como evitar as pernas cansadas ao final do dia.
Se você é daquelas pessoas que chegam em casa já tirando os sapatos e procurando algum lugar para sentar ou deitar com as pernas esticadas, certamente está passando por episódios de pernas cansadas.
Apesar de ser considerado um sintoma comum principalmente ao final de dias considerados corridos e atarefados, essa sensação pode ter um outro significado. Sabemos que aproximadamente 70% dos brasileiros sofrem com a má circulação, condição que pode desencadear entre outros sintomas a sensação de cansaço nas pernas.
A má circulação é o nome dado à condição onde o sangue possui uma maior dificuldade em transitar pelas veias e artérias ao longo do organismo, provocando muitas vezes a retenção do fluxo em um único ponto.
Identificada a partir de sintomas que acontecem principalmente na região das pernas e pés, é fundamental que a condição seja tratada o quanto antes por um médico especialista para que não haja o agravamento do caso.
Quando uma pessoa apresenta problemas venosos de circulação, é comum que ela sinta cansaço e sensação de peso nas pernas, além de dores, incômodos, inchaço, formigamento e dormência.
Ao perceber um ou mais sintomas que perduram por dias, busque ajuda de seu médico vascular de confiança para realizar uma avaliação das suas veias e artérias a fim de detectar o motivo pelo qual esses episódios de cansaço acontecem.
Existem alguns hábitos que você poderá seguir para que sua circulação sanguínea melhore e não haja quadros de cansaço e fadiga na região das pernas ao final do dia, confira:
Mexer-se ao longo do dia pode estimular a fluidez do sangue por todo o corpo. Essa dica é importante principalmente para aquelas pessoas que passam muito tempo em pé ou sentadas durante o dia.
O ideal é que a cada 1 ou 2 horas você se movimente com pequenas caminhadas, rotação dos pés e até mesmo exercícios de alongamento como os de subir e descer nas pontas dos pés.
Sabemos que nem sempre é possível andar com roupas casuais. No entanto, o uso de roupas e sapatos confortáveis pode evitar que suas pernas e pés inchem durante o dia. Com isso, o uso de roupas apertadas e sapatos de salto muito alto ou muito baixos por longos períodos de tempo, deve ser evitado.
Pessoas que consomem muito sal ao longo do dia e não se hidratam adequadamente, possuem mais chances de desenvolver a retenção de líquidos, causando inchaço na região dos membros inferiores e o aparecimento da sensação de cansaço.
Além disso, é recomendado sempre que possível, deixar as pernas elevadas por aproximadamente 20 minutos para estimular o bom fluxo do sangue nas regiões mais baixas do organismo.
Massagear as pernas de baixo para cima para estimular a circulação. Com isso, além de ajudar seu sistema vascular a funcionar adequadamente, você terá um tempo de autocuidado, ajudando a elevar a sua autoestima e promovendo uma sensação de relaxamento. Para uma experiência completa, utilize cremes ou óleos de massagem.
Para saber mais sobre a má circulação e o que pode estar causando essa sensação de cansaço nas pernas, busque ajuda de seu angiologista de confiança e realize check-ups vasculares frequentemente.