Problemas Cardiovasculares Podem ser Hereditários? As doenças cardiovasculares são condições que afetam tanto seu sistema vascular quanto seu coração, podendo ter diversas causas, sendo desencadeadas inclusive por questões hereditárias.
Muitas dessas condições só são descobertas quando o paciente apresenta algum sintoma, já que o número de pacientes que buscam um check up com frequência ainda é baixo. Continue a leitura deste artigo e saiba mais do porque os problemas Cardiovasculares Podem ser Hereditários.
Chamamos de doenças cardiovasculares (DCV) toda e qualquer alteração patológica que afete tanto o coração quanto os vasos sanguíneos presentes no organismo humano. Apesar de serem julgadas como doenças que afetam pessoas com mais idade ou que possuem alguns hábitos pouco saudáveis, algumas condições cardiovasculares podem ser diagnosticadas logo após o nascimento.
As principais doenças cardiovasculares que acometem a população brasileira são a hipertensão, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, aterosclerose, cardiopatia congênita, doença cardíaca coronariana, cerebrovascular, arterial periférica e cardíaca reumática.
Podemos dizer que as principais causas que levam uma pessoa a ter doenças cardiovasculares são:
Existem alguns fatores de riscos que podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver algum tipo de doença cardiovascular, entre eles podemos citar:
Por ter a predisposição genética como uma das causas, é possível que algumas doenças cardiovasculares sejam genéticas, ou seja, quando uma pessoa possui na família algum parente que tem ou já teve algum problema cardiovascular.
As principais doenças cardiovasculares ligadas à hereditariedade são as síndromes arrítmicas, miocardiopatias, arteriopatias, distrofia muscular e a hipercolesterolemia familiar, conhecida por ser uma das condições genéticas mais comuns do país.
Apontada como o “padrão ouro”, a genética tem sido decisiva para a realização dos critérios que estabelecem o diagnóstico para os parentes em cardiomiopatias hipertróficas e arritmogênicas.
A hereditariedade pode interferir diretamente na predisposição ou existência de doenças e mutações em estruturas corporais. Nossos genes podem controlar vários aspectos do sistema cardiovascular, incluindo o tamanho e espessura dos vasos sanguíneos e até mesmo a forma com que as células do coração se comunicam.
O sistema cardiovascular, também conhecido como sistema circulatório, é responsável por garantir o transporte adequado de sangue ao longo do organismo, levando oxigênio e nutrientes necessários para as células e órgãos.
Esse sistema é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos presentes em todo o corpo, podendo ser prejudicado devido ao acúmulo excessivo de gordura ou depósito de outras substâncias, como por exemplo o cálcio, que causam o estreitamento das paredes dos vasos e dificultam a volta do sangue para o coração.
A melhor maneira de prevenir o surgimento de uma doença cardiovascular é cuidando do seu sistema circulatório e evitando os fatores de risco. Se você se mantém ativo, possui uma boa alimentação, não faz uso de cigarros e mantém seus exames em dia, é bem provável que não venha a desenvolver condições que afetam seu sistema cardiovascular.
No entanto, caso ainda assim os tenha, os check ups vasculares com regularidade podem identificar precocemente esses problemas, assim, o tratamento poderá ser mais rápido e eficaz. Para saber mais sobre as doenças cardiovasculares e sua relação com a hereditariedade, procure um médico angiologista de sua confiança.