Radiofrequência para Varizes. As varizes são, para muitas pessoas, um motivo para esconder as pernas devido ao desconforto visual que elas podem causar. No entanto, o que muitos não imaginam é que essa condição pode ser tratada, devolvendo um aspecto natural às pernas.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o tratamento das varizes com a utilização da radiofrequência.
Varizes são veias tortuosas e dilatadas que geralmente ocorrem na região das coxas, pernas, tornozelos e pés devido a alta pressão sanguínea no interior dos vasos. Essa condição pode causar diversas alterações na região afetada, tornando-a mais escura, com relevos, e a fácil visualização das veias.
Dependo do estágio em que se encontra a variz, o paciente pode perceber um certo desconforto, a presença de edema, cansaço, queimação, câimbras, dores, coceiras, eczemas, celulite, descamação e em casos mais graves pode até mesmo favorecer o surgimento de úlceras, feridas abertas de difícil cicatrização.
As varizes são condições que podem ser tratadas por meio de procedimentos cirúrgicos ou minimamente invasivos. Atualmente, a cirurgia para varizes por radiofrequência é uma das técnicas mais rápidas e com menor tempo de recuperação quando comparada com a cirurgia convencional para a retirada da veia.
Radiofrequência é uma técnica realizada por meio da inserção de um cateter com controle de temperatura que aquece as paredes da veia, geralmente a safena doente. Com o calor, as paredes da veia contraem-se, obstruindo a passagem do sangue nesta veia, fazendo com que o sangue flua para veias mais saudáveis.
Esse tipo de técnica para tratar a variz é indicado em casos onde as veias doentes são as de maior calibre, como a safena. Ao invés de optar pela retirada total da veia, o procedimento de radiofrequência fecha a veia doente.
A cirurgia por radiofrequência para varizes tem uma duração de 45 a 60 minutos. Incluindo o tempo de preparo, cirurgia e pós-operatório, o paciente passa cerca de 3 horas na sala de procedimento, sendo liberado para ir para casa no mesmo dia.
No início do tratamento, o paciente se deita em uma maca e então o médico responsável pelo procedimento aplica uma anestesia para que uma punção seja feita até a veia doente, ou seja, com uma agulha o médico acessa a região comprometida por meio de um um único orifício pequeno.
Quando encontra a veia doente, um cateter com fonte de calor é inserido para começar o procedimento de radiofrequência. Após ser posicionado, o cateter vai sendo levemente puxado para trás, ocasionando o fechamento da veia devido ao calor aplicado em seu interior.
Apesar de já poder ir para casa no mesmo dia do procedimento, o paciente deve manter um repouso de 2 dias, evitando fazer esforço e pegar sol. Seguir as recomendações passadas pelo seu médico, cuidar do local da incisão e fazer uso de meias elásticas são práticas que podem contribuir para um bom resultado.
Evitar banhos quentes, uso de saunas, banheiras, hidromassagens, viagens aéreas e longos períodos em pé também podem ser algumas das recomendações que você deverá seguir nos primeiros dias após a cirurgia por radiofrequência.