Má Circulação nas Pernas. A circulação sanguínea é um fator essencial para que o organismo funcione plenamente. Isso porque é o sangue que leva oxigênio e nutrientes para os tecidos, células e órgãos. Quando uma pessoa apresenta quadros de má circulação sanguínea alguns sintomas podem ser desencadeados.
Existem diversas causas para que a circulação fique comprometida, no entanto, os sinais de que algo está errado parecem sempre ser os mesmos. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre quais são os sintomas de má circulação nas pernas.
O sistema vascular, também conhecido como sistema circulatório, é um dos principais agrupamentos composto no organismo humano. Ele nada mais é do que a junção dos vasos sanguíneos que transportam sangue e linfa (líquido originado no sangue composto por lipídios e proteínas que circulam pelos vasos linfáticos) pelo organismo.
Os vasos que compõem o sistema vascular são conhecidos como artérias (responsáveis pelo transporte de sangue oxigenado para o organismo), veias ( responsáveis pelo transporte do sangue de volta para o coração) e vasos capilares (pequenos vasos sanguíneos localizados entre as artérias e veias responsáveis por distribuir sangue oxigenado para o corpo.).
Quando o sistema circulatório não está em seu pleno funcionamento, a pessoa pode estar enfrentando casos de má circulação sanguínea, ou seja, alguns órgãos e tecidos não estão recebendo o devido oxigênio e nutrientes.
Existem diversas causas para que uma pessoa seja diagnosticada com má circulação, principalmente se ela ocorre na região das pernas.
Existem diversas condições que podem levar um paciente a desenvolver quadros de má circulação nas pernas, entre elas podemos citar:
Cada um dos fatores citados acima contribuem de alguma forma para que o fluxo sanguíneo não seja totalmente satisfatório. Devido a alterações nas estruturas da veia, como o estreitamento de suas paredes, ou até mesmo do enfraquecimento de bombeamento.
Existem alguns sintomas que ajudam o médico a identificar quando um paciente pode ter problemas de circulação, sendo eles:
Após um diagnóstico realizado por seu médico angiologista de confiança para identificar a causa da má circulação, o melhor meio de tratamento para o seu caso será definido. Geralmente, pode ser indicado o uso de meias de compressão para ajudar na fluidez do sangue, ou até mesmo medicamentos que atuam nas veias do sistema circulatório, melhorando o tônus venoso, a microcirculação e a resistência dos vasos sanguíneos.
Outras medidas como manter as pernas levantadas por alguns minutos, tomar banhos com temperaturas médias, usar calçados confortáveis e realizar massagens na direção dos tornozelos podem ajudar na sua circulação.
O meio de prevenção mais fácil e eficaz é realizar atividades físicas regularmente e manter uma alimentação balanceada. Esses dois pontos também servem para aliviar alguns sintomas que a má circulação pode trazer. Para mais informações, consulte um médico especialista.