Tontura e Problemas no Coração. As tonturas nem sempre são associadas a problemas presentes no coração logo de cara. Muitas pessoas relacionam quadros de tonturas a quedas de pressão, labirintite, problemas hormonais e até mesmo cerebrais.
No entanto, apesar de nem sempre representar gravidade, as tonturas podem sim estar relacionadas a doenças cardíacas. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre quando a tontura pode indicar problemas no coração.
A tontura nada mais é do que um tipo de desequilíbrio do organismo que pode surgir devido a diversas causas. Geralmente, o paciente se sente prestes a desmaiar ou perder a consciência, muitos relatam ter uma sensação como se as coisas ao seu redor estivessem girando.
O momento mais comum em que uma tontura ocorre é quando estamos deitados em alguma superfície e levantamos rapidamente, gerando um desequilíbrio no organismo.
Existem diversas condições que podem desencadear quadros de tontura, entre eles podemos citar:
Problemas cardíacos nada mais são do que toda e qualquer condição que envolva o mal funcionamento do coração. Existem grupos de pessoas que possuem maior vulnerabilidade para desenvolver esse tipo de problema.
Os principais grupos de risco para problemas cardíacos são pacientes com alto níveis de colesterol, hipertensão descontrolada, obesidade, diabetes, maus hábitos alimentares, excesso de bebida alcoólica, tabagismo e sedentarismo.
Existem certas doenças cardíacas capazes de causar tonturas em um paciente, como por exemplo arritmias cardíacas, cardiomegalia (coração grande) e até mesmo doenças nas válvulas presentes no órgão.
Quando o paciente apresenta algum tipo de falha cardíaca, a habilidade de bombeamento do sangue para o resto do organismo é perdido. Esse desequilíbrio no fluxo sanguíneo juntamente com uma queda momentânea da pressão arterial no organismo pode desencadear quadros de tonturas.
Muitas pessoas deixam a tontura passar despercebida e raramente buscam saber mais sobre sua causa. No entanto, se você tem mais de dois episódios de tontura no mesmo dia, é importante procurar ajuda de um médico especialista, uma vez que tonturas podem ser um sinal de alerta para muitas condições.
No caso dos problemas cardíacos é fundamental um diagnóstico rápido para que não haja maiores danos ao seu organismo como um todo.
Após passar com seu médico de confiança, ele poderá solicitar alguns exames para avaliar como anda a saúde do seu coração como por exemplo:
Para prevenir essas e outras condições, sempre faça check-ups periódicos de todas as especialidades médicas. Assim você tem a chance de prevenir ou tratar precocemente algum problema antes que ele se agrave.
Não deixe a saúde do seu coração para depois, marque agora uma consulta com seu médico cardiologista de confiança.