Tratamento de Varizes. As Varizes são um problema estético principalmente para mulheres. No entanto, além da aparência desagradável, a condição pode desencadear quadros mais graves para a saúde. Por este motivo, seu tratamento tem ganhado cada vez mais espaço nos consultórios médicos.
O método de tratamento pode variar de acordo com o local e tipo de varizes. Técnicas como laser, glicose, espuma, escleroterapia e cirurgia podem ser indicadas por seu médico vascular. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as opções de tratamento para as varizes.
As varizes são veias dilatadas e tortuosas resultantes de uma pressão sanguínea excepcionalmente alta. A condição pode afetar homens e mulheres e aparece principalmente na região dos membros inferiores como coxas, tornozelos e pés.
Por existirem diversos tipos diferentes de veias ao longo do corpo humano, é possível dizer que também existem diversos tipos de varizes.
O diagnóstico das varizes deve ser realizado por seu médico vascular de confiança por meio de uma análise detalhada da região. Buscar auxílio médico pode ajudar na identificação precoce do problema, evitando complicações como hemorragias varicosas ou varicoflebite.
A partir de uma primeira análise, os métodos de tratamento podem começar a ser discutidos com base em alguns critérios relacionados ao paciente e suas particularidades.
Atualmente, existem diversos métodos de tratamento disponíveis para que o paciente se sinta melhor tanto com a aparência, quanto com a saúde de suas veias. Veja a seguir os principais métodos de tratamento da condição:
Esse tipo de tratamento utiliza a tecnologia do laser para tratar vasos e alguns tipos varizes. Por ser um procedimento minimamente invasivo, os resultados podem ser observados pouco tempo após a realização da aplicação.
O tratamento também pode requerer técnicas complementares para melhores resultados. Após a aplicação do laser, é indicado não se expor diretamente ao sol e fazer o uso de filtros solares para evitar manchas na região tratada.
Conhecida também como escleroterapia com polidocanol, a abordagem é indicada para tratar desde vasinhos até varizes de grosso calibre.
Sua composição é feita de ar ambiente e um líquido específico (polidocanol) que, quando misturados, resultam em uma espuma que deve ser aplicada diretamente nos vasos nodosos para fechá-los e conduzir a circulação sanguínea por outro caminho.
Em alguns casos, a cirurgia para varizes pode ser a única saída. O método consiste na retirada da veia doente que está gerando incômodo estético ou sintomas como cansaço, dores, inchaço e coceira.
O tempo de recuperação pode variar de acordo com tamanho e espessura da veia afetada.
Em alguns casos, tratamentos clínicos, como mudança no estilo de vida, utilização de venotônicos e cremes, além do uso de meias de compressão podem ser sugeridos por seu médico.
Após os tratamentos, pode ser recomendado que o paciente use meias de compressão, adapte a cama colocando um calço e criando uma pequena elevação na parte dos pés e utilizar alguns medicamentos para garantir a melhora da circulação e evitar o surgimento de novas varizes.