Tratamento de Varizes com Laser. Por serem aparentes a olho nu, as varizes podem incomodar mais esteticamente do que fisicamente. A condição é quase sempre motivo para que uma pessoa desenvolva quadros de baixa autoestima, principalmente se ela já buscou resolver o problema.
Existem no mercado diversos produtos com promessas de tratar as varizes, porém as taxas de sucesso são quase nulas. No entanto, quando tratado por um profissional capacitado que utilize as técnicas corretas, o paciente pode ter resultados satisfatórios. Continue a leitura deste artigo e saiba como é feito o tratamento de varizes com laser.
Varizes são veias danosas e tortuosas presentes principalmente na região dos membros inferiores como coxas, tornozelos e pés. Elas se originam devido a alta pressão sanguínea exercida no interior dos vasos e mudam totalmente a aparência do local.
Facilmente identificadas como veias saltadas, as varizes podem causar grande incômodo visual e também uma série de sintomas físicos que podem se agravar com o tempo. Em cada estágio da condição, o paciente pode experimentar diferentes sinais, desde pequenos desconfortos até a quadros de úlceras.
Após diagnosticadas por um médico vascular, as varizes podem ser tratadas de acordo com os sintomas e estágio da condição. Existem diferentes meios de intervenções para as veias dilatadas, entre elas podemos citar procedimentos cirúrgicos de retirada da veia doente e também procedimentos minimamente invasivos, como é o caso do tratamento a laser.
Geralmente, os tratamentos são indicados quando o paciente apresenta queixas de dores, cansaço, sensação de peso, inchaço e por queixas estéticas.
O tratamento minimamente invasivo consiste na aplicação de feixes de luz por meio de um aparelho a laser na superfície da pele em direção à veia que será tratada. O calor emitido pelo aparelho faz com que as paredes da veia nodosa sejam completamente danificadas.
Esse dano causado pelo laser faz com que a veia desejada se feche, perdendo a fonte de sangue e sendo reabsorvida pelo organismo algum tempo depois do procedimento.
O tratamento a laser é indicado para eliminação das veias de pequeno calibre que causam grandes desconfortos e atrapalham o dia-a-dia do paciente. Os resultados podem ser percebidos gradativamente com as seções que costumam ocorrer de mês em mês, variando de 3 a 6 sessões para completar o ciclo de tratamento, dependendo do organismo de cada pessoa e da quantidade de varizes.
A escolha pelo tratamento com laser é ideal para quem já quer voltar a sua rotina normal, uma vez que o procedimento é minimamente invasivo e não necessita do processo de recuperação. No entanto, assim como outros procedimentos, a utilização do laser pode trazer alguns efeitos colaterais, como é o caso da vermelhidão temporária no local de aplicação e até alterações da pigmentação natural da pele.
Para que os riscos de efeitos colaterais sejam diminuídos, é recomendado que o paciente evite exposição solar pelo menos 10 dias antes e após o procedimento. Além disso, o médico responsável deverá adequar o tipo de laser em compatibilidade com a pele do paciente, se atentar ao tempo de aplicação e checar possíveis doenças prévias e uso de medicamentos.
Escolha sempre um profissional de sua confiança para iniciar o tratamento das varizes a laser e obter um resultado satisfatório ao fim do processo.