Úlceras Vasculares. Ao olhar para as suas pernas, você se depara com uma ou mais feridas e nota que elas estão demorando para se curarem, então você utiliza uma pomada para ferimentos e espera que ela resolva seus problemas. Essa é uma tática comum usada por muitas pessoas que não tem as informações necessárias sobre úlceras venosas.
Continue a leitura deste artigo e entenda melhor o que são úlceras venosas, suas causas, métodos corretos e importância do tratamento, além dos seus meios de prevenção.
As úlceras venosas são feridas abertas de difícil cicatrização que ficam localizadas na região das pernas, mais precisamente entre o fim dos joelhos e a articulação do tornozelo. Também chamadas de úlceras varicosas, essa condição surge quando não há o funcionamento correto das veias da perna, ocasionando o refluxo sanguíneo.
Devido a esse refluxo, as veias começam a apresentar um aumento significativo na pressão sobre a pele. Esse atrito acaba gerando a abertura de feridas que demoram para se curar e geralmente retornam. Quando não tratadas adequadamente, as úlceras podem evoluir para problemas de saúde mais graves.
As úlceras venosas são comumente causadas por doenças venosas, por este motivo pessoas com mais idade tendem a desenvolver o problema com frequência. Quando o retorno venoso desses pacientes não se dá corretamente, há um acúmulo de sangue venoso nas pernas.
Além da idade, os principais fatores que aumentam o risco do surgimento de uma úlcera venosa são:
Os sinais mais comuns de úlcera venosa são percebidos pouco antes dela de fato aparecer. O paciente pode notar que sua pele está grossa, seca e apresentando coloração vermelha escura ou roxa na região onde há vazamento de sangue pela veia.
Já os sintomas mais intensos surgem junto da própria ferida, sendo eles coceira, inchaço, dor e sensação de queimação no local onde a úlcera apareceu. Além disso, a pele em torno da ferida começa a perder coloração e pode ocorrer saída de secreção de odor característico.
Quando não tratada adequadamente, a ferida pode sofrer com infecções, originando o surgimento de pus no local, dificultando ainda mais o processo de cicatrização.
O diagnóstico de uma úlcera venosa é realizado a partir de uma análise da região feita por um médico vascular, além disso, o paciente deverá responder algumas perguntas sobre sua saúde geral.
É possível que seu médico solicite exames de imagem, como o ultrassom Doppler (exame capaz de mostrar como está a fluidez do sangue dentro das veias), para poder identificar a causa da formação dessa ferida e tratá-la simultaneamente.
Após identificado o problema, a indicação é que seja feita a limpeza da ferida, nesse processo, os líquidos e tecido morto que cobrem a úlcera são retirados para que um curativo específico com pomadas próprias para a condição seja colocado no lugar.
Com a ferida protegida, o paciente deverá utilizar meias de compressão para melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas, ajudando a acelerar o processo de cicatrização da úlcera. Esse procedimento deve ser realizado de acordo com a prescrição do seu médico de confiança, podendo durar dias ou semanas.
A prevenção das úlceras venosas se dá com a mudança de alguns hábitos como:
Mantenha seus check-ups vasculares em dia e garanta a saúde do seu sistema circulatório, essa prática pode identificar precocemente algumas condições, além de prevenir o agravamento de doenças vasculares.