Você já ouviu falar de varizes internas? Apesar de ser uma condição vascular menos conhecida do que as varizes mais visíveis, que afetam principalmente a região das pernas, é igualmente importante compreender seus sintomas, suas causas e seus tratamentos.
Continue a leitura deste artigo e entenda melhor sobre as varizes internas, como e quando podem ser tratadas e porque surgem.
Varizes internas, também conhecidas como varizes profundas, são veias dilatadas e tortuosas que se formam nas camadas mais profundas do corpo, muitas vezes, fora do alcance dos olhos. Elas podem ocorrer em diversas áreas corporais, mas, assim como as já conhecidas varizes aparentes, são mais comuns na região das pernas.
A principal diferença entre as varizes internas e as superficiais está na localização das veias afetadas. Enquanto nas varizes superficiais elas se encontram na superfície da pele, as varizes internas possuem uma localização mais profundas.
Assim como acontece nas varizes superficiais, que são mais conhecidas pela população feminina, as varizes internas também podem ser causadas pelos seguintes fatores:
Se você tem parentes que possuem quadros de varizes, pode ter uma predisposição genética a também desenvolver a condição;
À medida que envelhecemos, nossas válvulas presentes nas veias podem enfraquecer, levando ao desenvolvimento de varizes e outros problemas vasculares;
As mudanças hormonais e o aumento da pressão no interior das veias durante a gestação podem contribuir para o desenvolvimento de varizes;
O excesso de peso pode ser culpado por colocar uma pressão adicional no fluxo sanguíneo que passa pelas veias das pernas. A dificuldade do retorno venoso e o acúmulo de sangue na região podem originar quadros de varizes.
Ficar muito tempo sentado ou em pé pode aumentar o risco de varizes. Ficar sentado por longos períodos dificulta o retorno do fluxo sanguíneo, contribuindo para o desenvolvimento de varizes.
Da mesma forma, ficar em pé por um longo tempo, especialmente sem se movimentar muito, pode aumentar a pressão nas veias das pernas e dos pés, tornando mais difícil para as válvulas venosas funcionarem corretamente.
Essas veias dilatadas nas camadas profundas tendem a apresentar sintomas como dor e sensação de peso nas pernas, inchaço e alterações na pele.
O diagnóstico desse tipo de variz, geralmente, envolve alguns exames de imagem, como a ultrassonografia Doppler, que permite ao médico responsável avaliar o estado interno das veias de uma forma não invasiva.
O tratamento pode variar de acordo com o estágio e a gravidade em que se encontram as varizes. Algumas das opções utilizadas são:
O tipo ideal de tratamento para cada caso será apresentado pelo médico angiologista ou cirurgião vascular responsável. Assim, o paciente terá o melhor tratamento e poderá recuperar sua autoestima e se livrar dos sintomas das varizes.
Para prevenir o surgimento de varizes internas ou reduzir seus sintomas, você pode considerar manter alguns hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, elevar as pernas quando possível e evitar ficar muito tempo em pé ou sentado, e até mesmo manter um peso adequado.
Se você suspeita que tem varizes internas, ou superficiais, ou está enfrentando sintomas desconfortáveis, principalmente na região das pernas, não hesite em procurar ajuda médica especializada.