Varizes nos Homens. Apesar de ser uma condição muito associada a pacientes do sexo feminino, as varizes também podem vir a atingir pessoas do sexo masculino. Por não se atentarem tanto à estética dos membros inferiores como as mulheres, muitos homens acabam nem notando o surgimento das varizes.
A condição, que surge de forma progressiva, não necessariamente desencadeia sintomas específicos, o que dificulta a percepção do homem. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a incidência das varizes em homens.
Variz é o nome dado à condição onde uma veia apresenta dilatação anormal causada pelo aumento da pressão no interior dos vasos sanguíneos. As veias varicosas, como são chamadas, geralmente se encontram nos membros inferiores como coxas, tornozelos e pés.
A condição na maioria das vezes é assintomática, mas quando em estágios avançados pode gerar ao paciente quadros de inchaço, dor, queimação, coceira, sensação de peso e cansaço na região afetada. Também é possível que cause algum tipo de alteração na pele, favorecendo o surgimento de úlceras, feridas de difícil cicatrização que podem levar a condição para um estágio muito mais grave.
Apesar de não ser tão comentado quanto os casos femininos, homens também podem ter varizes. De acordo como a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, cerca de 30% da população masculina do Brasil sofre com quadros de varizes.
Esse número pode ser derivado da negligência e até mesmo dificuldade em identificar a condição pela presença de pêlos mais grossos na região das penas, o que leva a muitos homens só terem o diagnóstico de variz quando o quadro já evoluiu para estágios mais graves da doença.
Os casos de varizes em pacientes do sexo masculino na maioria das vezes estão atrelados a alguns fatores hereditários, por exemplo casos dessa condição em diversos membros da família. O conhecimento do histórico familiar é fundamental para identificar, tratar e até mesmo prevenir a condição.
Fora isso, ainda existem alguns fatores que podem ser considerados agravantes e acarretam no surgimento de varizes. Muitas vezes, essas causas estão ligadas a questões de trabalho, por exemplo. Pessoas que passam longos períodos trabalhando na mesma posição, seja sentado ou em pé, tendem a sofrer com a dilatação das veias. Além disso, hábitos tabagistas e de sedentarismo, bem como quadros de obesidade, podem piorar os sintomas do paciente.
Atualmente, existem diversos métodos capazes de tratar as varizes. A escolha da melhor terapêutica pode variar de acordo com o estágio da doença e dos sintomas apresentados. Ao buscar ajuda de um médico angiologista, você terá todas as informações necessárias para prosseguir com o tratamento.
Algumas das opções mais frequentes são as técnicas de cirurgia com endolaser, injeção de espuma ou outras substâncias esclerosantes e até mesmo a retirada da veia doente por meio da cirurgia tradicional de remoção de varizes.
Apesar de não ser uma condição com 100% de chances de prevenção, a mudança de alguns hábitos diários pode contribuir para que o homem apresente a condição de forma reduzida e até mesmo menos grave.
Manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, manter a hidratação e fazer o uso de meias de compressão podem ajudar a controlar o surgimento de varizes. Consultas frequentes com um médico angiologista de sua confiança também podem ser muito benéficas para sua saúde vascular em geral.