Varizes nos Pés. Apesar de ser comumente encontrada nas pernas, as varizes podem estar presentes também na região dos pés, sendo motivos de queixa frequente devido ao desconforto estético e físico que pode causar no paciente.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as varizes e quando aquelas que atingem os pés precisam de tratamento.
Varizes ou veias varicosas nada mais são do que veias que eram normais e passaram a sofrer com dilatações e tortuosidades devido a alta pressão sanguínea em seu interior. Apesar de serem mais comuns em mulheres com mais de 40 anos, a condição pode afetar ambos os sexos em qualquer idade.
Por serem veias saltadas, as varizes mudam completamente a aparência da região afetada, que pode ficar mais escura, dolorida, sensível e inchada.
Por ser uma região muito vascularizada e que sofre grande pressão quando ficamos em pé, nossos pés acabam desenvolvendo vasinhos e varizes mais doloridos do que aqueles que percebemos nas pernas, por exemplo.
Por ter uma extensa rede venosa de drenagem, é possível perceber mais de um tipo de vasinho nos pés que podem ser pequenos e dispersos, agrupados e numerosos e até mesmo mais calibrosos.
Por termos diferentes tipos de veias e vasos sanguíneo compondo nosso sistema circulatório, também podemos dizer que existem vários tipo diferentes de varizes, sendo elas:
Algumas pessoas podem se queixar de:
Existem alguns fatores de risco que podem desencadear quadros de varizes ainda em idades jovens. Apesar de não ser possível prevenir 100% o aparecimento da condição, manter um estilo de vida saudável praticando exercícios físicos regulares, controlando seu peso e se alimentando adequadamente, é essencial para manter sua saúde vascular em dia.
O acompanhamento clínico junto a uma médico angiologista também é fundamental para garantir que não há nada de errado com a saúde do seu sistema vascular, independente da sua idade.
Quando as varizes desencadeiam desconforto estético e físico, muitas pessoas pensam em tratá-las por conta própria, utilizando produtos encontrados em farmácias, por exemplo. No entanto, o tratamento dessa condição, independente do estágio, deve ser realizado com o auxílio de um médico angiologista.
Após diagnosticar a condição durante a consulta vascular, seu médico poderá indicar a melhor forma de tratamento para o seu quadro de acordo com a causa, localização, estágio e seu histórico médico. Alguns dos meios de tratamento mais comuns são:
Para saber mais sobre cada um desses tratamentos, clique aqui.