A diabetes é uma condição causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. A doença pode afetar diversos sistemas corporais, incluindo o vascular. Pacientes diabéticos podem vir a desenvolver quadros de vasculopatia diabética ou outras doenças que acometem o sistema circulatório.
Continue a leitura deste artigo e entenda melhor as complicações vasculares que a diabetes pode desencadear no organismo humano.
Conhecida também como doença vascular diabética, a vasculopatia diabética é uma condição que diz respeito ao desenvolvimento de obstruções, ou endurecimento das artérias ao longo do corpo em decorrência da diabetes.
Ser diabético significa que há muita glicose circulando no seu sistema vascular por uma dificuldade de produção ou de uso da insulina. Este hormônio é produzido no pâncreas e tem como função transportar a glicose presente na corrente sanguínea para o interior das células, onde é transformada em energia.
O diagnóstico da vasculopatia diabética é fechado por meio de vários procedimentos, entre exames físicos e laboratoriais. Seu médico de confiança poderá requerer seu histórico médico, exames de sangue para verificar a glicemia e a opinião de outros especialistas como cirurgiões vasculares.
Exames oftalmológicos, de urina, ultrassom Doppler, dosagem de colesterol e triglicérides também poderão ser solicitados para a confirmação da condição.
Pessoas diagnosticadas com vasculopatia diabética podem se queixar de:
A melhor forma de tratamento para a vasculopatia diabética é por meio de uma mudança na dieta e também pela prescrição de certos medicamentos. É fundamental que o paciente mantenha os níveis de glicose considerados saudáveis no organismo, controlando também os níveis de gordura corporal.
O uso de insulina e outros medicamentos que agem no controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue, assim como a diminuição da pressão arterial também poderão ser recomendados. Bloqueadores do canal de cálcio, diuréticos, estatinas, aspirina e o clopidogrel são alguns dos fármacos usados por quem possui diagnóstico de vasculopatia diabética.
A diabetes é capaz de afetar mais de um sistema corporal ao mesmo tempo. Existem diversas condições vasculares que podem ser desencadeadas ou sofrer com complicações e agravamentos quando o paciente desenvolve diabetes. Veja a seguir algumas delas:
É possível prevenir as condições atreladas à diabetes realizando pequenas mudanças em seu estilo de vida como parar de fumar, optar por uma dieta com baixo teor de gordura, manter o peso corporal em níveis saudáveis e se exercitar com regularidade.
Pacientes diabéticos devem monitorar os níveis de açúcar no corpo ao longo do dia. Além disso, um exame, mesmo que rápido, na região dos pés e pernas para identificar – ou não – lesões é imprescindível. Para mais informações sobre como cuidar da sua saúde vascular, procure seu médico de confiança.